sábado, 20 de novembro de 2021

Mais de 170 alunos da rede SESI de Educação de São Luís e Imperatriz fazem prova no domingo

SÃO LUÍS - Faltando poucos dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dias 21 e 28 de novembro, a hora agora é de ser estratégico, ter calma e revisar o conteúdo. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova, esse ano foram 3.109.762 inscritos. Para modalidade digital foram registradas 68.891 adesões. Em São Luís e Imperatriz, mais de 170 alunos da rede SESI de Educação enfrentaram a pandemia, para concluir o Ensino Médio, e ainda finalizar os cursos técnicos em Eletrotécnica e Redes de Computadores, sendo a Educação Básica do SESI articulada à Educação Profissional do SENAI. 

“É indubitável que a pandemia da covid-19 se tornou mais um agravante para a realização da prova. Desta maneira, diante desse cenário e das crises que esses alunos enfrentaram durante o ano de 2021, a expectativa é que todos tenham calma e consigam aplicar todos os conteúdos adquiridos a fim de que possam realizar uma excelente prova no cumprimento de um bom trabalho de desenvolvimento de todas as competências que o Enem colocou como indicadores, ressaltou confiante o professor da Rede SESI de Educação, Daniel Vinicius, que trabalha há mais de 8 anos na instituição e que reforça que esse processo começa desde o 1º ano do ensino médio e é focado em todas as áreas do conhecimento - Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 

“O nosso diferencial se dá pelo fato de trabalharmos em cima da matriz curricular do Enem com um excelente material didático e um grupo de professores qualificados e preparados para as particularidades desse exame nacional”, declara o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima. Segundo ele, o SESI também oferece aos alunos aulas no contraturno que trabalham questões de provas passadas do ENEM e oficinas de redação, fazendo com que os estudantes se tornem críticos quanto a sua escrita, trabalhando temas que com grande probabilidade de cair nas provas. O SESI ainda contrata cursinho pré-vestibular para revisões em formato de aulões, oportuniza palestras motivacionais e realiza simulados presenciais para os alunos visando o fortalecimento do conhecimento dos mesmos e a plena preparação para o desafio do ENEM. 

Há três anos estudando na Escola SESI Anna Adelaide Bello, Rafael Silva, 17 anos, cursa o 3° Ano. Ele se diz ansioso em relação a prova do Enem para esse ano, mas, ao mesmo tempo, se sente confiante em relação ao resultado. “A minha expectativa é que a prova seja boa, e que eu consiga responder com sabedoria e calma”, destaca o aluno que pretende cursar engenharia mecânica. 

A aluna Giovana Rodrigues, 16 anos, que estuda no SESI há 11 anos, destaca que vem se preparando com a ajuda de cronogramas de estudo, treinamentos do conhecimento geral com questões e princípios da dissertação, meio de narração usado no Enem, e organização do tempo. 

Em relação às aulas, ela tem muita afinidade com as aulas mais interativas e dinâmicas. “Gosto de poder interagir com os grupos de estudo, de realizar pesquisas de campo e de participar dos debates. Gosto de participar de aulas práticas, em que sou submetida a pôr meus conhecimentos à prova”, explica. A jovem sonha ser médica e quando perguntado o que mais o chama atenção nessa profissão a resposta está pronta: ajudar a salvar vidas. 

A aluna Bruna de Sousa Santana, 18 anos, que estuda na escola do SESI de Imperatriz há 10 anos, destaca que se sente preparada para tirar uma boa nota no ENEM. “Me preparei muito e espero tirar uma boa nota para cursar Odontologia”.  

PONTOS DE ATENÇÃO - Segundo o professor de Física do SESI desde 2019, Osvaldo Pinheiro Neto, os alunos encontram dificuldades de raciocínio matemático, interpretação de texto, lidar com o tempo hábil ao resolver as questões e ter controle emocional diante das provas. “Trabalhamos de uma maneira contextualizada, coesa, treinando as questões que os alunos apresentam mais dificuldades, sejam com aulas específicas, provas ou simulados, servindo de treino para o exame. Nossos votos são de boa prova para todos os alunos”, destaca o professor. 

10 DICAS PARA O ENEM 2021 

1. Invista na organização do tempo;

2. Prepare seu espaço para estudar;

3. Monte um cronograma de estudos;

4. Leia sobre atualidades;

5. Treine o modelo dissertativo-argumentativo para a redação;

6. Faça provas aplicadas em anos anteriores;

7. Busque o equilíbrio;

8. Na hora da prova comece pelas questões mais fáceis e deixe as mais difíceis por último;

9. Alimente-se bem antes da prova;

10. Dê um tempo nos estudos antes da prova. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário