segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Nos últimos anos a educação ao ar livre tem crescido bastante, mesmo ainda em tempos de pandemia no Brasil e tomando todos os cuidados, o IFMA Instituto Federal do Maranhão campus São Raimundo das Mangabeiras, realizou atividades de campo com vários alunos do Curso de Graduação em Zootecnia, tendo como acompanhantes os Professores Gileno Moreira e Mauricio Chaves, e o Condutor Líder em Ecoturismo e turismo de Aventura Jackson Agamenon da Empresa Andorinhas Adventure grande parceira do Instituto em atividades ao ar livre.

Entre os dia 04 e 05 de Dezembro de 2021 a Chapada das mesas foi a escolhida para aula de demonstração, e Fortaleza dos Nogueiras foi a cidade ideal da chapada para o dia de campo escolhido.  Todo trajeto foi planejado pela Empresa Andorinhas Adventure que por sinal conhece bem a área, e escolheu a primeira parada de estudos a Cachoeira do Castanhão.

Fizeram o uso da palavra o senhor Jackson Agamenon Condutor Guia do grupo passando orientações sobre segurança e vestimentas necessárias para  ambientes naturais, logo depois foi a vez dos professores Gileno e Mauricio iniciarem a Aula e aproveitarem para exploração do local.

Foto 1

Ainda o dia 04 de Dezembro os alunos do Instituto federal do Maranhão visitaram a Formação geológica do Morro das Araras próxima a Cachoeira do Macapá, que segundo geólogos o tempo levou milhares de anos para está grande formação. O dia não acabou por ali, os alunos passaram a noite acampados no Rancho da Pedreira Sanstone Macapá, onde foram recepcionados pelos moradores do local, o senhor Gustavo e Dona Alessandra, e seu filho e nora que se encontravam naquele momento no local. Eles mesmos alunos cozinharam suas próprias refeições e aproveitaram a noite pra curtir o céu estrelado e uma roda de boa conversa.

Foto 2

No segundo dia de aula os alunos foram surpreendidos com a belíssima formação geológica que é a cachoeira do Macapá, um cânion com mais de 80 metros de profundidade e uma extensão de mais de 5 km, da a formação o titulo de cachoeira mais alta do Maranhão.

A grande recepção foi dos Milhares de Andorinhas que moram nos paredões da cachoeira, dando um show no céu e tomando naquele momento a atenção de todos e fazendo cada olho brilhar com tão grande espetáculo. 

A aplicação dos conteúdos de GEOLOGIA, MINERALOGIA E GEOMORFOLOGIA DA REGIÃO SUL DO MARANHÃO, aplicados pelo professor Gileno Moreira fizeram cada aluno amar ainda mais o curso que escolheram como profissão. 

Encerrando essa viagem no tempo da chapada das mesas, os alunos ainda visitaram a antigas Extrações, onde se encontram os rejeitos da pedra Macapá, bastante famosa por conter vários minerais e ser um arenito diferenciado e único no mundo.

O professor Mauricio que ministrou os conteúdos de BOTÂNICA, ECOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL DO CERRADO SUL MARANHENSE, afirma que sai satisfeito com as coletas de material botânico e junto aos alunos ensinar e compreender o ecossistema da região conhecida como chapada.

Foto 3

Professores e alunos agradecem a grande explicação sobre a formação da pedra Macapá ministrada pelo senhor Augusto Engenheiro Civil, e a segurança e logística montada pela empresa Andorinhas Adventure. 

Afirma o Professor Mauricio Chaves que não precisamos ir pra muito longe, temos dentro do nosso Estado, no quintal de casa o Suficiente para a formação dos nossos alunos e de muitas gerações.

A aula de Campo contou com 45 pessoas, sendo eles 40 alunos da turma de Zootecnia, 2 professores, 1 motorista do próprio Instituto, 1 condutor Guia e 1 Auxiliar da Empresa Andorinhas Adventure entre os dias 04 e 05 de Dezembro do ano 2021.







Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário