segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Crime de maus-tratos contra animais está na lista do ranking de denúncias anônimas mais realizadas

Dezembro foi escolhido o mês para representar a luta pela conscientização da população contra o abandono e maus-tratos de animais. Com a chegada das festas de final de ano, o número de animais abandonados nas ruas cresce consideravelmente.

A médica veterinária do PetMania, Jayanna Maya explica que, infelizmente, isso é uma grande realidade em nosso país. “Hoje nós temos em média, 5 mil cães e 3 mil gatos abandonados somente em São Luís. Uma nota emitida pela OMS revela que são mais de 30 milhões de animais abandonados no país. Eles se multiplicam rapidamente, pois não há castração – um dos métodos de controle da população de animais”.

Apesar desses dados serem preocupantes, a adoção é uma escolha que precisa ser feita com responsabilidade para que os animais finalmente resgatados não sejam novamente esquecidos pelos seus novos donos e voltem a viver situações degradantes.

“É importante antes de pensar em adotar um bichinho se fazer as seguintes perguntas: Eu consigo fazer um acompanhamento? eu posso oferecer uma qualidade de vida para esse pet? Porque ele vai crescer, ficar adulto, vai virar um idoso, vai precisar de uma alimentação saudável, consultas de rotina ao veterinário, dentre outras necessidades. Se não tiver certeza dessas respostas, melhor não adotar”, finaliza a veterinária.

Abandonar animal é crime

No Brasil, de acordo com a lei nº 9.605/98, maltratar um animal é crime e o agressor pode ser punido com multas, apreensão do animal, e até mesmo preso.

Muitas pessoas sentem medo de denunciar. O crime de maus-tratos contra animais está na lista do ranking de denúncias anônimas mais realizadas.

Para quem tem receio de fazer uma denúncia, ela pode ser feita anonimamente através do Disque Denúncia e em outros órgãos públicos.

Saiba mais

Ações que se enquadram como maus-tratos e devem ser denunciados:

- Problemas de comportamento do tutor para com o animal

– Abandonar o animal

– Ferir, mutilar ou envenenar

– Manter preso permanentemente em correntes

– Manter em locais pequenos e sem higiene

– Não abrigar do sol, da chuva e do frio

– Deixar sem ventilação ou luz solar

– Não dar comida e água diariamente

– Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido

– Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força

Informação: CORES COMUNICAÇÃO

0 comentários:

Postar um comentário