terça-feira, 7 de dezembro de 2021

A Prefeitura de São Luís lançou, nesta terça-feira (7), o projeto Feirinha Solidária. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), com o objetivo de estimular a doação de alimentos para instituições beneficentes, de forma sustentável, foi apresentada pelo prefeito Eduardo Braide em evento no Auditório Reis Perdigão, na sede da Prefeitura, no Centro.

“Hoje, se fala muito sobre o termo cidade inteligente e o Feirinha Solidária é a representação desse termo. Essa é mais uma ação que veio para ficar e ser ampliada, para que possamos atender às entidades beneficentes e a um número cada vez maior de pessoas, garantindo alimento na mesa daqueles que estão em situação de vulnerabilidade. O programa chega em uma época importante do ano, que é o Natal, e reforça, em todos nós, o sentimento de solidariedade e da partilha”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A ideia é sensibilizar os feirantes, clientes e frequentadores das feirinhas da capital que participam da ação. Os alimentos poderão ser depositados em bancas autorizadas, nas feirinhas dos bairros, que, posteriormente, serão destinados para os projetos sociais de combate à fome.

O secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão, explica que o projeto faz parte das ações do programa Qualifica Feiras e Mercados, lançado em maio deste ano. “A Feirinha Solidária'', que integra o programa de ações do prefeito Eduardo Braide, consiste na doação dos alimentos que seriam desperdiçados, agora serão destinados às entidades beneficentes e projetos sociais. A estimativa, somente neste mês de dezembro, é que sejam arrecadados em torno de cinco toneladas de alimentos, que serão doados para instituições que já se inscreveram no projeto. E em janeiro, vamos estender para os mercados de São Luís”, disse.

Durante o evento, o prefeito fez a entrega simbólica de uma caixa de alimentos para os representantes das instituições que fazem parte da ação. Participaram do evento, também, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Dilmar Araújo e o secretário-adjunto de Governo, Emílio Murad.

Representando as entidades que serão beneficiadas pelo 'Feirinha Solidária', nesta etapa, estavam presentes, o presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, Carlos Alberto Rangel. Ele elogiou a Gestão Municipal pela iniciativa e reforçou a importância do apoio do poder público na criação de políticas públicas que atendam os menos favorecidos. “Queremos fortalecer essa parceria para ajudar mais pessoas que tanto precisam de nós neste momento. Agradeço muito ao prefeito Eduardo Braide por esta iniciativa tão importante, que sem dúvidas, vai dar um impulso para que possamos fazer muito mais por nossa cidade”, disse.

Feirinha Solidária

A expectativa da Semapa é que, já neste primeiro mês, o projeto arrecadou mais de cinco toneladas de alimentos perecíveis. Inicialmente, a coleta está sendo realizada, de terça-feira a sábado, nas feiras do Cohatrac, Vinhais, Praia Grande, Renascença e da Madre Deus. Já na etapa seguinte, a Semapa irá estender o projeto aos 30 mercados da capital maranhense.

As doações serão destinadas a 11 instituições parceiras. São elas: Instituto São Jerônimo, Lar de Maria, Sopão Solidário, Cozinha Vermelha, Cruz Vermelha do Maranhão, Igreja Ilha do Amor de Deus, Igreja Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima), Secretaria Municipal de Governança Solidária e Orçamento Participativo (Semgop), Instituto Solis, União de Moradores do Barreto e de Moradores da Vila Palmeira.

As ações iniciaram de maneira experimental entre os dias 1 a 4 de dezembro. Em quatro dias de arrecadação, a Semapa recebeu cerca de 500 quilos de alimentos perecíveis nas cinco feiras participantes. As doações foram entregues ao Instituto Solis, Igreja Ilha do Amor de Deus, União de Moradores do Barreto, União de Moradores da Vila Palmeira e Sopão Solidário.

As entidades e institutos interessados em serem parceiros do projeto para receber as doações, poderão realizar as inscrições por meio do Instagram oficial da Semapa @semapa.saoluis.

Confira o cronograma da coleta nas cinco feirinhas de São Luís:

Terça-feira – Feirinha do Cohatrac

Quarta-feira – Feirinha do Vinhais

Quinta-feira – Feirinha da Praia Grande

Sexta-feira – Feirinha do Renascença

Sábado – Feirinha da Madre Deus

Informação: Agência São Luís

0 comentários:

Postar um comentário