quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

O ano de 2021 ressignificou o turismo em todo o mundo e mesmo diante da pandemia, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/MA) trouxe a expansão da qualificação gratuita de trabalhadores e gestores do setor. Foram 3.309 profissionais qualificados com mais de 120 cursos gratuitos.

Todas os 10 polos turísticos foram contemplados com cursos de qualificação. Dentre os cursos ofertados estão os de Informações Turísticas; de Hospedagem Familiar: como montar um negócio cama & café; Técnicas de Recepção e Reservas para Meios de Hospedagem; Qualidade no Atendimento; Noções de Empreendedorismo para Artesãos, entre outros.

O secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, afirma que a Setur está investindo na formação técnica dos profissionais ligados ao segmento. “Estamos avançando com o turismo, na qualidade dos serviços e na qualificação dos trabalhadores. Em três anos já capacitamos mais de 12 mil pessoas durante as caravanas mais turismo e na modalidade EAD”, observa o secretário.

O superintendente de Qualificação Profissional da Setur, Antônio Castro, explicou que durante o ano de 2021 tiveram muitos desafios, porém os cursos ofertados foram preparados levando em consideração a realidade cotidiana dos prestadores de serviços turísticos. “O que nos enche de satisfação é o quanto nossos cursos somam na vida de cada aluno, o quanto aqueles momentos em sala de aula encorajam e qualificam cada profissional. É da soma desses momentos que se resultam os nossos milhares”, explicou o superintendente.

O Programa Mais qualificação Mais Turismo é uma iniciativa desenvolvida pelas superintendências de Qualificação, superintendências das Chapada das Mesas e de Lençóis e Delta, que busca identificar as principais necessidades de qualificação de cada rota turística estratégica do estado e, desta forma, direcionar as capacitações para trabalhadores e gestores do setor.

EAD

Além dos cursos presenciais, cerca de 414 profissionais fizeram cursos na modalidade à distância (EAD) como: Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, Estratégias de Atendimento no Turismo, Vendas Inteligentes para Artesãos e Vendas Inteligentes para Bares e Restaurantes.

Turismo Seguro

Outra ação de capacitação, também realizada pela SETUR, foi o curso de Boas Práticas de Segurança no Turismo, do Projeto Turismo Seguro, já qualificou 362 profissionais que trabalham com turismo que, além da qualificação, receberam camisa de Proteção Solar UV e certificados. O objetivo é fazer o alinhamento dos planos de ações e etapas que promovam a segurança turística dos Lençóis Maranhenses e fortalecer a parceria entre o poder público e agentes ligados à cadeia produtiva do turismo da região.

Programa Mais Infância Mais Turismo

O Governo do Estado do Maranhão, através da Secretária de Estado de Turismo (Setur), reforça o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Maranhão, e em 2021 realizou a sensibilização de 3.647 crianças e adolescentes e de 10 blitz de conscientização.

Informação: Turismo MA

0 comentários:

Postar um comentário