quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Evento acontecerá na próxima quinta-feira, 02, no Multicenter Sebrae, em São Luís.

O Sebrae no Maranhão realizará na próxima quinta-feira, 02, o V Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento do Maranhão, que pretende reunir 250 atores de desenvolvimento no Maranhão, além de gestores públicos, secretários e demais autoridades municipais, destacando pautas concernentes às atividades exercidas por esses profissionais dentro dos municípios maranhenses, principalmente as voltadas para os pequenos negócios.   

O objetivo é subsidiar os atores de desenvolvimento (ADs) no cumprimento de suas atribuições nos municípios, repassando novidades em legislação e as principais pautas concernentes aos pequenos negócios, além de ser um momento para refletir e discutir o desenvolvimento local e trocar experiências.

São parceiros do Sebrae na realização do evento,  o Governo do Estado do Maranhão, a Junta Comercial do Maranhão (Jucema), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Ministério Público do Maranhão (MPMA), Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e as prefeituras municipais, por meio das Salas do Empreendedor.

Ética e integridade empresarial na prevenção à corrupção, compras públicas, soluções e boas práticas aplicadas em Salas do Empreendedor, Integração por meio da Redesim e Programa Cidade Empreendedora serão alguns dos assuntos abordados durante o Encontro, que prevê ainda o Fórum de Secretários Municipais, onde será discutido a Agenda de Desenvolvimento Sustentável para os municípios.

“O Encontro de Atores de Desenvolvimento é uma oportunidade de discutirmos pautas comuns e relevantes para que possamos avançar na aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que permite condições de competitividade para  os pequenos negócios locais, ajudando assim a incrementar a economia local, estimular a circulação de dinheiro no município, tornando-os mais sustentáveis e atrativos para investidores, despertando o orgulho da população por viverem em cidades empreendedoras, que proporcionam mais qualidade de vida a todos.”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

O dirigente ressalta ainda que nesta edição do evento, o Sebrae comemora também o balanço positivo da primeira fase do maior ciclo do Programa Cidade Empreendedora já realizado pelo estado e um dos maiores e mais destacados do país. “Resultados positivos que servem de exemplo do que uma ação coordenada e com parceiros comprometidos com o desenvolvimento pode fazer para  transformar a realidade de um município para melhor”, enfatiza.

Atores de Desenvolvimento

Nos municípios, os ADs funcionam como interlocutores da administração municipal junto aos munícipes, principalmente o público empreendedor, multiplicando informações importantes que podem ajudar na dinâmica da economia local.

No Maranhão, são quase 150 atores de desenvolvimento – servidores nomeados pelas prefeituras municipais que recebem treinamento do Sebrae para atender o público e, também, articular lideranças para melhorar o ambiente de negócios com promoção de políticas públicas favoráveis ao segmento.  

“Em várias oportunidades e eventos que participei ao longo deste ano, especialmente no interior do estado, sempre enfatizei a importância das salas do empreendedor como espaços de atendimento, orientação e desburocratização para os pequenos negócios locais. É a forma de o Sebrae entrar pela porta da frente do município, de trazermos aos empreendedores locais nosso portfólio de serviços, capacitações, e materiais de suporte e estamos prestes a vivenciar o marco histórico de cem Salas do Empreendedor em atividade no estado”, enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho. 

Informação: Sebrae - MA 

0 comentários:

Postar um comentário