quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

O pioneirismo da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da UFMA tem conquistado relevância nacional no âmbito da acessibilidade digital no ensino a distância. Dessa vez, sua expressividade oportunizou a parceria com o Ministério do Turismo (MTur), que tem por objetivo desenvolver cursos de capacitação e conteúdos informativos para os profissionais que atuam na linha de frente do turismo em todo o país.

Ao longo dos anos, a DTED vem aprimorando seus recursos educacionais inclusivos com base nos requisitos impostos por padrões internacionais e pelas diretrizes de Acessibilidade Digital do Governo Federal, além de buscar uma maior inclusão de alunos e o acesso mais completo aos ambientes e recursos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem.

Usufruindo a expertise da Diretoria, o convênio visa desenvolver um ecossistema de informação e capacitação em turismo, em versão web, com design responsivo, versão mobile por aplicativo, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e dez serious games de situações de acessibilidade customizados para o Ministério do Turismo, além de uma série de nove cursos de qualificação profissional em “Atendimento à Pessoa com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida”.

Segundo a diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, a parceria com MTur consolida a Diretoria como uma referência nacional no desenvolvimento de tecnologias educacionais com foco na acessibilidade. “O trabalho inovador criado na DTED, no campo da acessibilidade para o ambiente virtual de aprendizagem, já oportunizou dois Termos de Execução Descentralizada com o Ministério da Saúde, dois com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e, agora, com o Ministério do Turismo. Isso nos entusiasma e nos dá enorme orgulho e satisfação, haja vista que as ações educacionais com acessibilidade têm papel fundamental na busca por uma sociedade mais justa, humana e inclusiva”, ressalta Ana Emilia.

O turismo acessível é trabalhado no Ministério no âmbito do turismo social, ou seja, de forma transversal a todas as políticas da pasta ministerial. A visão do MTur, segundo seus projetos, suas campanhas e ações oficiais, é que o turismo seja uma via de inclusão, entendendo que o turismo social é uma forma de turismo acessível a todos os cidadãos em seus tempos livres, sem discriminação de acesso de qualquer natureza.

Para o coordenador de Tecnologias da Informação na DTED, Mário Teixeira, o projeto do MTur reúne o que de melhor e mais avançado a DTED tem a oferecer atualmente a seus parceiros. “Vamos desenvolver um AVA totalmente acessível voltado a um público de profissionais que necessita se capacitar na área de atendimento inclusivo ao turista. O projeto conta também com ‘jogos sérios’, de tomada de decisão, a fim de treinar os profissionais em simulações de situações cotidianas de atendimento de forma lúdica, facilitando a absorção do conhecimento. Dessa maneira, é uma grande satisfação para todos nós, da DTED, podermos contribuir com o MTur, trazendo avanços tecnológicos importantes”, declara Teixeira.

Ele enfatiza que essas ferramentas tecnológicas proporcionarão ao estudante autonomia na busca pelo conhecimento: “O AVA, os recursos educacionais e os games estarão disponíveis também em formato mobile, na palma da mão, permitindo que as pessoas estudem e se atualizem de qualquer lugar, sem estar, necessariamente, em frente ao computador”.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário