terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Pela primeira vez na história, a Universidade Federal do Maranhão vai conceder, nessa quinta-feira, 17, às 18 horas, no auditório central da Universidade, com transmissão ao vivo pelo Canal Institucional no YouTube,  a honraria Mérito Cultural.

Nesta edição, serão homenageadas 20 personalidades por suas notórias contribuições à cultura no estado em diversos segmentos culturais, como literatura, música, teatro, artes plásticas e cultura popular. "O mérito cultural é uma iniciativa pioneira da UFMA para reconhecer pessoas, ligadas à Universidade ou não, que contribuem efetivamente para o fortalecimento da arte, da cultura e do conhecimento no Estado do Maranhão", afirma o vice-reitor e diretor de comunicação da UFMA, Marcos Fábio.

A honraria é concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras que se destacam por relevantes atividades ou trabalhos prestados ao desenvolvimento da cultura em qualquer das suas áreas. Está previsto no Estatuto da UFMA relativo ao título 'Das Dignidades Universitárias'.

"Em um estado de forte tradição cultural como o Maranhão, é difícil premiar vinte nomes apenas, quando muitos são merecedores dessa honraria. No entanto a UFMA se congratula com esses agora indicados, por reunirem todos os requisitos que os fazem grandes representantes da cultura maranhense. A história por todos construída é digna do nosso reconhecimento e aplausos", diz o reitor Natalino Salgado.

Lista dos homenageados

Américo Azevedo Neto

Antônio Francisco de Sales Padilha

Deusamar Rocha dos Santos

Dileusa Dinis Rodrigues (Dila)

Fernando Elias Mouchereck

Izaura Silva

Jandir Silva Gonçalves

João da Cruz Atenas

José Ribamar Neres Costa

Kátia Santos Bogéa

Lúcia Maria Pacheco do Nascimento de Carvalho

Mario Cella

Marlene Barros Ribeiro

Nerine Lobão Coelho

Pe. Luigi Risso, MSC

Pureza Lopes Loiola

Tácito Freire Borralho

Zelinda Machado de Castro e Lima


Homenageados Mérito Cultural in Memoriam

Antonio Pereira da Costa

Maria Michol Pinho de Carvalho


Alguns desses homenageados terão um pouco da sua história e trajetória apresentadas durante o programa Faixa Nobre, especial Mérito Cultural, que vai ao ar desde hoje, 13, até a sexta-feira, 17, sempre às 20h30, na TV UFMA — o seu canal de ideias. Sintonize na TV UFMA no canal aberto 16.1 digital, na NET/Claro, canal 17, SKY, canal 316 e TVN, canal 16. Acesse também o novo site da TV UFMA.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário