sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Parcerias com o SENAI permitem uma nova carreira profissional a jovens e adultos nos municípios maranhenses 

São Luís – Geralmente, pessoas com mais preparo e experiência tendem a ser mais valorizadas no mercado de trabalho. Esses requisitos valem não só para os grandes centros urbanos, como para os interiores do Maranhão. “A procura por cursos do SENAI pelas prefeituras do interior do Estado é frequente. Existe uma preocupação em preparar esse público que precisa cada vez mais se atualizar com as novas tecnologias ou mesmo aprender uma profissão valorizada no mercado”, afirma o coordenador de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão, Rogério Garcês. 

O diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, diz que as parcerias firmadas visam expandir as soluções de educação profissional não apenas às empresas industriais, aos bairros periféricos, mas aos municípios do Estado.  Em 2022 os convênios municipais tenderão a se intensificar com a formação de parcerias estratégicas do SENAI. “O nosso empenho é oferecer ao setor industrial, trabalhadores maranhenses capacitados a desenvolver novas atividades produtivas. É o que fazemos: promover a apropriação de novos conhecimentos técnicos e tecnológicos que possam contribuir para o desenvolvimento do setor produtivo do estado”, enfatizou. 

Um exemplo disso é a professora do ensino fundamental do município de Bacabeira, Alcenir de Carvalho, 40 anos. Ela aprendeu a superar as dificuldades na pandemia com o uso da internet para dar aulas.  “Fazer o curso do SENAI fez uma diferença muito grande na minha vida profissional e pessoal, pois como professora eu não sabia usar as ferramentas para administrar as aulas no modelo online, após o curso meu desempenho melhorou no trabalho e nos meus estudos”, revela a professora. 

O coordenador de crédito da Secretaria de Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Bacabeira, Jonas França, acredita que a parceria com o SENAI que realizou o curso de Noções de Informática, só trouxe de benefícios para o município, principalmente porque elevou a qualidade dos profissionais locais. “O convênio firmado com o SENAI trouxe a qualificação profissional, onde os jovens e adultos tornaram-se mais preparados, podendo brigar de forma igualitária por vagas no mercado de trabalho, rompendo o tabu de não possuir mão de obra qualificada no município”. 

Compartilhando de mesma opinião está o chefe de gabinete da Prefeitura de Rosário, Alex Martins, que também tem convênio com o SENAI. “Nós confiamos no SENAI na preparação de nossos jovens. Já qualificamos algumas pessoas no curso de Introdução à informática e temos planos para trazermos os cursos para condutores de veículos de transporte de produtos perigosos (MOPP), eletrodo revestido, bombeiro hidráulico futuramente”, afirma. 

Depois de ter cursado Introdução à informática, a ex-aluna do SENAI em Rosário, Jacilene Costa, 20 anos, tem o futuro planejado. Ela quer ser contratada na área de informática para colocar em prática o aprendizado. “Comecei a agregar conhecimentos que ainda não tinha, estou em busca de me desenvolver profissionalmente. Acredito que com o curso, diversas portas irão se abrir”. 

São muitas histórias de superação, de desafios e de vitórias percorridas pelos alunos e ex-alunos SENAI até conquistarem uma posição no mercado. “Por meio das parcerias firmadas, o SENAI-MA não forma apenas profissionais qualificados para o mercado, mas transforma vidas de pessoas”, diz Rogério.  

Parcerias com prefeituras – Tendo como missão contribuir para elevar a competitividade da indústria maranhense, o SENAI-MA vem, ao longo dos anos, buscando ampliar e interiorizar a capacitação da mão de obra. Em parcerias com prefeituras de municípios maranhenses ou com o Governo do Estado do Maranhão, por meio de suas secretarias, já foram desenvolvidos diversos projetos de educação. 

As prefeituras municipais que procuram o SENAI para convênio são as demandantes das necessidades locais. Os cursos procurados são nas modalidades de Qualificação Profissional e Iniciação Profissional em áreas diversas como Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Excel Básico e Avançado, Introdução à Informática, Iniciação Profissional em Instalações Hidráulicas, Pintor de Obras Imobiliárias, Soldagem de Aço Carbono no Processo Eletrodo Revestido, Introdução à Mecânica de Motocicletas, Pedreiro de Alvenaria e Pedreiro de Revestimento.  

Entre os municípios parceiros do SENAI -MA no ano de 2021, estão a Prefeitura de Pastos Bons, onde 189 alunos receberam formação em 4 cursos; a Prefeitura Municipal de Bacabal que formou 127 alunos; a Prefeitura Municipal de Bacabeira, com 20 alunos; a Prefeitura Municipal de Barreirinhas, com uma turma de 25 alunos; a Prefeitura Municipal de Rosário, com 76 alunos; a Prefeitura Municipal de Santa Inês, com 105 alunos e a Prefeitura Municipal de Santa Rita, com 60 alunos certificados pelo SENAI.  

Para quem se interessar pelos serviços SENAI para realizar a renovação dos cursos de Qualificação Profissional e Iniciação Profissional e organizar a programação para 2022, o SENAI disponibiliza o telefone da Coordenadoria de Educação Profissional Tecnologia e Inovação: (98) 2109-1871. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário