sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Checagens semanais, mensais e semestrais devem ser seguidas com rigor para evitar danos e estresse  

Com a chegada das férias, muitas famílias aproveitam o tempo para curtir os momentos de lazer, seja na cidade ou no campo. Aquela viagem tão esperada durante todo o ano passa a ser realidade, mas é preciso planejar vários detalhes importantes com antecedência, inclusive o estado do carro, para não transformar a trip em um pesadelo.

Cuidados como as revisões, trocas de óleo, entre outros ajustes com um mecânico, são vitais para saúde de qualquer automóvel, porém, também é necessário ter cuidados simples de manutenção e acompanhamento de detalhes para manter o carro em dia não só nas férias, mas durante todo o ano.

O engenheiro mecânico e coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Facimp Wyden, Thiago Santos, dá várias dicas que podem prolongar o bom funcionamento do veículo.

Revisão: Essa prática é vital para checar o estado do carro em sua totalidade e deve ser feita geralmente, a cada 10 mil quilômetros rodados ou no período de 6 meses - o que for atingido primeiro - variando a depender da marca e modelo do automóvel, por isso a importância de sempre consultar o que é indicado no manual.

Aferição do óleo: O coordenador da Facimp Wyden indica a importância de sempre estar de olho no nível do óleo. Quando for checar, deixe o carro alinhado, sem inclinação, frio e desligado, para não correr riscos de acidente.

O processo de aferição baseia-se na retirada da vareta, a limpeza da mesma e retomar a vareta à posição em que estava, para na segunda retirada, checar com exatidão se o óleo está entre a marca mínima e a máxima indicada.

Calibragem dos pneus: É necessário monitorar a calibração dos pneus. É recomendado ser acompanhada e feita semanalmente, seguindo a orientação do manual para checar a pressão ideal para o pneu do veículo.

É importante também calibrar o estepe, muitas vezes ignorado ou esquecido durante esse processo de manutenção da pressão ideal.

Arrefecimento: Para manter a temperatura padrão de trabalho do motor, faça sempre a checagem da mistura entre a água e aditivo no reservatório específico. É vital para a saúde do motor manter o nível do líquido entre a marca do mínimo e máximo indicado no reservatório do radiador.

Não é recomendado utilizar água comum (torneira), pois o motor pode sofrer com a oxidação. Para realizar a troca, é imprescindível o manuseio com um mecânico de confiança, colocando o percentual ideal da mistura (água desmineralizada + aditivo, geralmente 50% de um e 50% de outro).

Balanceamento e alinhamento: Essa prática com um mecânico, permite que o automóvel fique mais seguro, evita acidentes, o excesso no consumo de combustível, além do desgaste exagerado dos pneus.

Condução: Thiago ressalta a importância de uma boa direção, que previna movimentos bruscos e preserve o sistema de suspensão e os pneus, que podem prolongar a vida do veículo. “Possuir um veículo não é ter apenas um objeto, exige cuidados, para assim, desfrutar da melhor forma e prolongar ao máximo o bom funcionamento”.

Informação: Cores Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário