quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

O Conjunto dos Bancários, localizado na Rua Itapary, Centro de São Luís, foi reformado e recebeu murais de grafite, produzidos por quatro artistas maranhenses. A arte urbana vai retratar os sotaques e a história do Bumba Meu Boi do Maranhão. A ação está sendo realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

A ação integra o projeto Cores na Cidade, que tem o objetivo de incrementar o turismo com melhorias urbanas em vias tradicionais do conjunto arquitetônico preservado da capital maranhense, além de contemplar as ações de recuperação do reboco, pintura das fachadas, revitalização e pintura de gradis e esquadrias dos prédios.

De acordo com o secretário da Secid, Márcio Jerry, a intervenção no Conjunto dos Bancários promoverá um impacto positivo na área, que antes possuía um aspecto de sujeira e de abandono.

“São iniciativas implementadas na gestão do governador Flávio Dino que visam a valorização do Centro de São Luís, o fomento ao turismo, ao lazer, além de incentivar a ocupação dos espaços ociosos ou subutilizados existentes na localidade pertencentes ao poder público”, afirmou.

Jerry comentou também sobre a intervenção artística no local. “Trazer o grafite para o local, bem no coração da cidade, onde o fluxo de pessoas é muito grande, é uma forma de levar conhecimento sobre nossa cultura e promover a interação dessa história por meio da arte. Mais uma vez o governador Flávio Dino inova, reconhece e valoriza as diversidades, os valores humanos e culturais do nosso povo, e entrega aos moradores o conjunto totalmente revitalizado, assegurando mais qualidade de vida e dignidade às pessoas”, ressaltou.

A história dos sotaques do Bumba Meu Boi será recontada em quatro painéis, por quatro grafiteiros da capital maranhense, que são: Negônica, Origes, Edu Bruzaca e Eduardo Inker.

Para o muralista Eduardo Inke, um dos artistas convidados, mostrar a história e a beleza da nossa cultura por meio das cores da arte urbana é sensacional e ao mesmo tempo é gratificante. “É uma forma de mostrar a riqueza e a potencialidade do nosso Bumba Meu Boi e dos artistas regionais por outro olhar da arte e dos desenhos do grafite”, disse.

Além das pinturas em grafite, as melhorias no Conjunto dos Bancários envolvem a revitalização da área externa e comuns dos oito prédios e conta ainda com intervenções como, recuperação de reboco, pintura das fachadas, esquadrilhas e paisagismo. Além disso, as fachadas dos prédios receberam painéis de grafite com obras de artistas locais. Atualmente, as equipes seguem com os reparos das instalações elétricas e a construção do telhado dos prédios e do gradil.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário