sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Pesquisa foi realizada pela FIEMA e CNI, de 3 a 14 de janeiro  

SÃO LUÍS – O empresariado maranhense do segmento industrial começa 2022 otimista. Segundo o Índice de Confiança do Empresário (ICEI), estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), os proprietários de empresas industriais no Maranhão se mostram confiantes nesse início de ano. O índice marcou 55,5 pontos em janeiro, e está 5,5 pontos acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança e da falta de confiança. Apesar do otimismo, o indicador recuou em relação aos dois últimos meses de 2021: -4,4% e -0,7%, em relação a dezembro/21 e janeiro/21, respectivamente.  

Por setor, o declínio da confiança é maior nas indústrias de construção civil. Com 48,8 pontos, o ICEI do setor recuou 6,1 pontos na comparação com dezembro último. Representa, no entanto, um aumento de 6,3 pontos na comparação com janeiro/21. Nas indústrias extrativas/transformação, a variação negativa foi de 2,6 pontos, registrando um ICEI de 59,2 pontos. No geral, a confiança é positiva. 

O índice que mede as condições atuais diminuiu 20% em janeiro. Com uma pontuação (34,9 pontos) abaixo da linha de 50 pontos, o indicador mostra que as condições, em comparação com os últimos seis meses, não estão favoráveis, seja em relação à economia brasileira, seja em relação ao estado ou às próprias empresas, e com reflexo maior na construção do que nas indústrias extrativas e de transformação.  Na análise dos indicadores das condições atuais, o ICEI nas indústrias extrativas/transformação, em relação à economia brasileira e ao estado, supera os 52 pontos, o que é um sinal positivo. 

CONFIANÇA – Para os próximos seis meses, as expectativas dos empresários maranhenses permanecem relativamente estáveis, graças à melhor pontuação no indicador empresas. O índice registrou 65,8 pontos, aumento de 0,4 pontos na comparação com dezembro/21. Para 54,55% dos empresários, a expectativa em relação ao Estado é que deve permanecer a mesma coisa, já quanto à empresa, 55% deles estão confiantes. 

Na abordagem por setor, vê-se que os empresários da construção civil mantêm a expectativa do mês passado (em torno de 64 pontos), apenas 1,7 pontos a menos que a expectativa da indústria extrativa/transformação. Neste segmento, o índice supera os 60 pontos nos indicadores relativos à economia brasileira, ao estado e às empresas, mantendo o estado de confiança registrado para dezembro/2021 ou janeiro/2021.   

O ICEI-MA é uma pesquisa por amostragem realizada mensalmente pela FIEMA e CNI. Nesta edição, foram sondadas empresas da construção civil e das indústrias extrativas e de transformação, no período de 3 a 14 de janeiro de 2022. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário