sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou uma ação conjunta entre os programas Agente Jovem Ambiental e Maranhão Verde – Pró-Campos, no município de Penalva.

Durante a atividade, os Agentes Jovens Ambientais tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre o manejo das mudas, desde a produção até o plantio. Como parte da integração, os Agentes foram orientados pelos beneficiários do Programa Maranhão Verde, que foram capacitados pelos técnicos da SEMA. A união entre os programas é de grande importância para o meio ambiente e tem por objetivo fomentar e desenvolver projetos voltados para apoiar a conservação e recuperação ambiental, com a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses.

Para o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, os programas são avanços do Governo do Maranhão para conservação e preservação do meio ambiente. “Almejamos realizar, além da capacitação para preservação e conservação do meio ambiente em nosso estado, a geração de renda às famílias beneficiadas pelos dois programas. O Programa Maranhão Verde é um sucesso e, juntamente com o Programa Agente Jovem Ambiental, estamos fazendo uma revolução em nosso estado referente ao nosso meio ambiente”, afirmou.

Saiba mais sobre o Programa Maranhão Verde

Objetivando fomentar e desenvolver projetos voltados à conservação e recuperação ambiental, promovendo a elevação de renda da população em situação de extrema pobreza, através do Bolsa Maranhão Verde no valor de R$ 300,00 bimestrais, além de ações de capacitação ambiental, social, educacional e profissional dos cidadãos, o Programa Maranhão Verde já foi executado no Parque Estadual do Mirador, por meio do Projeto Berço do Rio Itapecuru, no Parque Estadual do Bacanga, com o projeto Florestas Protetoras de Mananciais, e foi expandido para os municípios de Penalva, Santa Helena, Pinheiro e Palmeirândia (Programa Maranhão Verde – Pró-Campos). O Programa foi anunciado também, em 2021, para mais seis municípios, sendo eles: São Bento, Turilândia, Peri-Mirim, Mirinzal, Alto Alegre do Pindaré e Pindaré-Mirim.

Saiba mais sobre o Programa Agente Jovem Ambiental 

Executado pela SEMA, sob coordenação da Escola Ambiental do Estado do Maranhão, o Programa Agente Jovem Ambiental objetiva promover a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais sustentáveis, visando contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente, estimular o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades que proporcionem a construção de uma cidadania ambiental, além de ampliar as oportunidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Fazem parte do Programa dois mil jovens dos 217 municípios maranhenses, sob a coordenação de coordenadores regionais. 

Informação: Sema MA 

0 comentários:

Postar um comentário