terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Para fortalecer o sistema imunológico é necessário ter uma alimentação saudável e equilibrada

“Comer para ficar mais forte” não é só uma expressão do tempo das nossas mães e avós. No atual contexto de pandemia, imunidade é a palavra que pode fazer toda a diferença - ainda mais no período chuvoso, em que aparecem inúmeras doenças respiratórias e as pessoas tendem a ficar mais tempo em locais fechados. Além das vacinas e do respeito aos protocolos sanitários, uma alimentação saudável e balanceada é uma excelente estratégia para fortalecer o organismo. 

“Para manter o sistema de defesa do corpo em alta, é necessário manter uma alimentação variada e fresca, preferindo alimentos naturais”, orientou a nutricionista do grupo Mateus, Alana Diniz. 

Alana orienta que, nessa época do ano, alguns cuidados importantes devem ser seguidos. Ela recomenda, por exemplo, o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como acerola, goiaba e caju; de vegetais escuros, como brócolis, couve e espinafre; de peixes e ovos, ricos em vitamina D; e de azeite e leguminosas como o feijão, ricos em vitamina E. 

VILÕES

Da mesma forma que existem aqueles que ajudam, também existem os que prejudicam a alimentação saudável. A nutricionista explica que os industrializados e ultraprocessados são os vilões de qualquer plano alimentar.  Apesar de serem mais fáceis de consumir na hora da fome, esses produtos possuem quantidades altas de sódio, açúcar, gorduras saturadas e conservantes - ingredientes que não só não fortalecem o organismo, como podem até mesmo ajudar a causar doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer. “O ideal é evitar frituras, excesso de gorduras, açúcar e sal”, orientou. 

A nutricionista do grupo Mateus lembra ainda que nenhum alimento, por si só, consegue aumentar a imunidade. Por isso, prato nutritivo é igual a prato colorido! “É importante escolher sempre alimentos diversificados, como frutas, legumes, verduras, oleaginosas e também porções de proteína, sempre priorizando o uso de temperos naturais”, finalizou. 

SAIBA MAIS

O sistema imunológico é o sistema de defesa do nosso organismo. É ele que combate os invasores do corpo humano que causam doenças. Para fortalecer o sistema imunológico é necessário ter uma alimentação saudável e equilibrada, já que a alimentação é a principal fonte dos nutrientes necessários para o funcionamento do organismo e, consequentemente, para a manutenção da saúde. 

As vitaminas e sais minerais presentes nos alimentos também ajudam a proteger as células do organismo contra alterações que podem levar a problemas como câncer, além de ajudar a combater infecções, sejam bacterianas, fúngicas ou virais, e reduzir processos inflamatórios que possam estar acontecendo no corpo.

Uma dieta balanceada e variada em nutrientes é fundamental e pode, além de ajudar a aumentar a imunidade, cuidar da saúde e desenvolvimento do corpo da melhor maneira, especialmente se aliada a hábitos saudáveis. “Beber bastante líquidos por dia, fazer exercícios físicos, ter uma boa noite de sono. Todos esses fatores em conjunto ajudam a aumentar o sistema imunológico”, finalizou.

Exemplos de alimentos que ajudam o sistema imunológico

- As frutas cítricas (laranja, kiwi, acerola, limão). que possuem antioxidantes que fortalecem o organismo;

- Vegetais verde-escuros (couve, brócolis), que ajudam na produção dos glóbulos brancos que são a defesa do nosso corpo;

- As oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), que possuem vitamina E, que ajuda o sistema imunológico;

- Carnes vermelha, branca, e ovos, que possuem zinco, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Informação: Cores Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário