terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Abrir negócio próprio é desejo de muitos maranhenses. As pessoas interessadas em iniciar um negócio, podem buscar orientação nas Unidades do Sebrae, em todo o Maranhão.

Ano novo é sempre tempo de reposicionar atitudes, metas e colocar em prática sonhos e objetivos que estavam esquecidos no fundo da gaveta das prioridades dos anos anteriores.  

Diante da alta taxa de desemprego, ter um negócio próprio, e que seja rentável, surge como a principal alternativa para várias famílias, além disso, o ano novo também é encarado como uma oportunidade para quem sempre sonhou em empreender.

Por falar em empreendedorismo, o tema nunca esteve tão em alta no Brasil. De acordo com o portal “Empresas e Negócios”, do Governo Federal, registrou mais de 13 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) em 2021, sendo no Maranhão mais de 132.500 MEI´s registrados.

“Esse número é bastante expressivo e mostra que, diante da crise econômica gerada pela pandemia, o brasileiro buscou se reinventar investindo em alternativas de sustentabilidade. No entanto, para quem está pensando em investir na sua independência financeira, é importante estar atento às tendências de negócios para 2022 e estar preparado para os desafios do mercado, que vem sofrendo transformações. Embora o cenário seja repleto de incertezas, alguns setores demonstram um forte potencial. Para que esse investimento traga retorno, é importante conhecer o ambiente de negócios, projeções e tendências do mercado antes de dar o primeiro passo, além de estar preparado para empreender. E o Sebrae é o primeiro destino de futuros empreendedores”, reforça o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

Segundo um levantamento recente do DataSebrae e Portal Empresas e Negócios, do Governo Federal, em 2021, houve um aumento significativo também na abertura de micro e pequenas empresas no país.  Em 2021, foram 184 mil microempresas e 18.308 empresas de pequeno porte registradas no Maranhão. Esse percentual é considerado maior que o do Brasil. O Maranhão ficou na casa dos 15,51% no comparativo 2020-2021, enquanto o país registrou 14,8%.

Empreender pode ser uma ótima opção para quem busca uma forma de sustentar a família ou deseja ter independência financeira. No entanto, não é uma tarefa simples. É preciso ter planejamento para que o negócio traga o retorno desejado e possa crescer.

Por isso, o Sebrae alerta sobre a necessidade de ciência que, todos os nichos têm seus pontos positivos e negativos, até mesmo aqueles considerados promissores. Uma má gestão pode comprometer tudo e levar a frustração.

 É importante lembrar que todo investimento apresenta riscos, por menores que eles sejam. Quanto mais a pessoa estiver preparada, maiores as chances de evitar os temidos prejuízos e uma falência. E nesse sentido, o Sebrae dispõe de uma rede de atendimento especializada em orientações empreendedoras e dá todo o suporte que o empreendedor e aquele que pretende empreender necessita”, afirma Keila Pontes, diretora técnica em exercício, do Sebrae Maranhão.

DICAS PARA ABRIR UMA EMPRESA

Para quem pretende abrir uma empresa, o Sebrae no Maranhão dá sete dicas para ter sucesso nos negócios. Todo o empreendedor, ao abrir o seu próprio negócio, deseja obter retorno do investimento em curto prazo, mas é necessário trabalho árduo e paciência para tornar o empreendimento viável e bem-sucedido.

O pedreiro Francisco Carlos Alves de Oliveira, 36, residente em Presidente Dutra, que trabalha informalmente na área há mais de 10 anos, resolveu aproveitar o início do ano para formalizar sua empresa S.A. Construtora, na Unidade Regional do Sebrae em Presidente Dutra. 

“Trabalhei muito tempo no Mato Grosso em parceria com um amigo. Quando voltei vi que aqui as pessoas não pediam nota fiscal e descansei na formalização do meu sonho. Uma das metas para este início de ano foi abrir minha empresa, pois só assim consigo trabalhar para grandes empresas e meu sonho é crescer sempre mais. Procurei o Sebrae para me ajudar nesse início. Estou muito empolgado e sei que esse ano será de grandes conquistas”, ressaltou Francisco.

PLANEJAMENTO: Uma das dicas é ter planejamento. Muitas vezes é necessário deixar a emoção de lado e investir em um processo realista e racional de avaliação, na busca de informações estruturadas para realizar o investimento.

Neste período de instabilidade econômica, alguns empreendedores não sabem em qual atividade investir. Neste caso, o aconselhável é elaborar um modelo de negócio, que não inclui ainda aspectos técnicos como legislação, custos e despesas, mas pode auxiliar na estruturação de um novo negócio e testar a ideia.

Isso pode ser feito por meio do Canvas, uma ferramenta desenvolvida pelo Sebrae que permite que qualquer empreendedor desenvolva suas ideias de negócio ou até mesmo repense um modelo de negócio já existente.

Após este teste, o empreendedor pode utilizar um instrumento simplificado, de planejamento detalhado, chamado Plano de Negócios, que auxilia passo a passo na construção do empreendimento, considerando os pontos essenciais que devem ser observados e registrados em finanças, marketing, pessoas, mercado, entre outros.

MERCADO: Primeiro ponto a ser analisado. Veja se existe público e oportunidades de crescimento. Alguns negócios podem parecer interessantes, mas não ter perspectiva de ampliar a médio e longo prazo. Não cometa o erro de investir pensando em apenas lucrar a curto prazo.

ESTRATÉGIA: Procurar o melhor local para instalar o negócio é uma das atividades mais importantes antes de abrir a empresa. Por mais interessante que seja o negócio, veja se ele não está saturado. Estude o mercado para medir a concorrência e utilize essa pesquisa para analisar os pontos fortes e fracos de cada um para aprimorar a sua empresa.

É necessário analisar o processo de logística e venda da mercadoria, facilidade de acesso dos clientes ao local, estacionamento, distância entre rodovias, sistema bancário, bem como todos os custos fixos envolvidos no imóvel para a instalação do empreendimento.

O empreendedor deve ter conhecimento sobre os impostos para a abertura do negócio, a legislação trabalhista e tributária e os procedimentos específicos para a liberação do alvará de licença. Isso porque, alguns empreendimentos precisam de autorização como a do Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária.

PESQUISA: Fazer uma pesquisa de mercado é essencial para uma empresa. Saber quem são seus concorrentes e fornecedores, as tendências e novos nichos de clientes são fatores muito importantes antes de colocar um novo produto ou serviços no mercado e investir recursos.

O empreendedor deve fazer um plano de investimentos que inclui a previsão de faturamento, cálculo dos custos fixos e variáveis e a previsão de resultados (lucros e prejuízos) para garantir reservas financeiras, evitar grandes dívidas e conseguir equilíbrio nos dois primeiros anos de mercado, período em que a mortalidade das micro e pequenas empresas são maiores.

Saiba que empresários não recebem salário mensal como os empregados, e que as retiradas mensais das empresas precisam ser controladas, de acordo com faturamento e com a necessidade de recursos para novos investimentos.

Pesquisas demonstram que quanto maior o conhecimento do empreendedor e as experiências por ele vividas, na área ou em atividades similares, em que pretende atuar, maiores serão as chances de sucesso.

CAPITAL INICIAL: Saber o quanto tem para investir é importante. Nunca utilize toda a sua renda no início. Tenha sempre uma reserva para caso de emergência ou o negócio não dê certo. Se descapitalizar no começo pode ser um grande risco. Tenha sempre em mente que o lucro não vem rápido e, portanto, é preciso estar sempre amparado.

A experiência e o estudo são fatores que auxiliam na definição do foco do negócio e na sua expansão ou crescimento. Por isso, é necessário refletir sobre o perfil do empreendedor com sua capacidade de persistência e tenacidade para ir em frente sem desistir no primeiro obstáculo dos muitos que terá que enfrentar nesta jornada.

OUTRAS DICAS IMPORTANTES

  • Busque o equilíbrio entre emoção X razão
  • Tenha conhecimento no ramo de atividade
  • Pesquise o local de instalação
  • Conheça a legislação
  • Conheça o mercado
  • Cuide das finanças
  • Identifique se possui o perfil de empreendedor

 Se você busca informações sobre como iniciar um pequeno negócio, como se preparar para o mercado, no Portal Sebrae você encontra uma série de conteúdos úteis, gratuitos que podem ser baixados e salvos para consultar sempre que você precisar.

Você também pode acessar o portfólio de Cursos Online gratuitos do Sebrae. Procure a área “O que você quer aprender hoje?” e a seguir escolher um dos cursos gratuitos do Sebrae. Uma boa dica é procurar cursos sobre planejamento, finanças, marketing e empreendedorismo.

Mas, se você preferir, pode demandar orientações sobre o assunto às equipes de Atendimento e Orientação Empresarial, que estão à disposição para tirar suas dúvidas. Basta ligar na Central de Atendimento, pelo 0800 570 0800, ou se dirigir a uma das Unidades Regionais, Núcleos de Atendimento Empresarial ou Postos de Atendimento do Sebrae no estado.

O Sebrae também disponibiliza um App que pode ser baixado nas lojas do Google Play e Apple Store. O aplicativo oferece, entre outras funcionalidades, uma série de cursos online do Sebrae, gratuitos para os novos empreendedores.

CANAIS DE ATENDIMENTO SEBRAE

Central de Atendimento Sebrae 0800 570 0800

Redes Sociais: Facebook (@sebraema) Instagram (@sebraemaranhao) Youtube (sebraemaranhao) Twitter (@sebrae_MA) App (SEBRAE) – Google Play Store e Apple Store.

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário