terça-feira, 4 de janeiro de 2022

São Luís se abre para o turismo LGBT+. A capital maranhense, injustamente esquecida pelos turistas brasileiros, que por ali apenas passavam apressados rumo aos lençóis maranhenses, começa a ser descortinada aos poucos e a gente se encanta com o que vê e com o que sente.

Fundada  pelo francês Daniel de La Touche em 1612, a cidade foi batizada em homenagem ao Rei Luís XIII da França, mas foi no vai e vem da tomada do poder entre franceses, portugueses e holandeses que se formou uma mistura de cultura que pode ser notada na arquitetura, na gastronomia e nas artes. Como tudo que é bom pode ficar melhor, quando a mistura incluiu os guaranis (nativos da região) e os negros trazidos da África, é que o caldeirão ficou mais rico e deixou tudo infinitamente mais bonito e interessante.

Histórias, lendas, superstições e contos populares transbordam por toda parte. A maior delas é a lenda da serpente que adormece em baixo da ilha, nas galerias subterrâneas do Centro Histórico de São Luís. Ela, que não para de crescer, tem sua cabeça na secular Fonte do Ribeirão e um dia, quando tocar a cauda, a cidade ruirá e afundará. Enquanto a bonita não acorda, ela segue sendo homenageada – e amansada? – com esculturas instagramáveis inauguradas pelo próprio governo do Estado, como é o caso da que está localizada no Mirante da Litorânea. Vale a foto!

Tá, mas você deve estar se perguntando: onde está o turismo LGBT+ nisso? Em tudo! Um levantamento feito pelo UOL Lab revelou que mais da metade do público que frequenta museus e estabelecimentos culturais no Brasil é LGBT+. Além disso, uma pesquisa realizada pela SPTURIS na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo em 2018, revelou que atividades culturais são 78% da preferência destes turistas quando viajam. 

De posse desses dados, a Secretaria Municipal de Turismo decidiu levar o tema para a sua primeira Conferência Municipal de Turismo de São Luís, em um claro esforço de demonstrar à indústria turística local a importância desse segmento e o quanto o destino pode se beneficiar com ele. Além da da ViaG presente nesse momento histórico para a cidade, aproveitamos a viagem para produzir um roteiro exclusivo para você, nosso querido leitor. Leia até o fim que o babado é certo!

Um centro cheio de arte, cultura e história

Caminhar pelo centro histórico da cidade é como ler um pedacinho da nossa própria história. Palacetes barrocos, ruelas, becos e casarios em estilo colonial, sendo muitos deles edificações públicas ou comerciais dão a São Luís o título patrimônio histórico cultural da humanidade pela UNESCO. São mais de 3.500 conjuntos arquitetônicos tombados, um verdadeiro museu a céu aberto que faz deste um dos programas mais prazerosos do destino.

Um dos destaques é a Rua do Giz, local perfeito para aquela foto que vai encher seu feed de curtidas. A rua está entre as cinco mais bonitas do Brasil e o status é merecido. Outra parada obrigatória é o Beco Catarina Mina, em homenagem à Catarina Rosa Pereira de Jesus, uma ex-escrava famosa por suas conquistas e que residia ali. Catarina conseguiu comprar sua alforria e de muitos amigos comercializando produtos que ganhava de presente dos comerciantes portugueses. Ela fez fortuna e fez história!

Atualmente, ao longo das escadarias do beco, bares e restaurantes agitam a rua em clima de muita boemia e troca de olhares. Nas mesas é comum ver casais LGBT+ curtindo a noite e se refrescando com uma Magnífica, famosa cerveja típica do Maranhão. Foi muito prazeroso notar que a troca de afeto não atraia olhares de julgamento. Era tão natural quanto o beijo do ventinho fresco no rosto ao cair da noite.

Próximo dali está o Mercado das Tulhas, construído no século XIX. Seu nome ”tulha” é referência a lugar de comércio de grãos. É parada obrigatória para compra de produtos secos e molhados, suvenires e artesanatos com ótimos preços. É possível provar uma enorme variedade de cachaças, licores de frutas da região como o Buriti e, é claro, a famosa cachaça Tiquira de inusitada coloração roxa, feita de mandioca e casca de tangerina. Forte, mas divina!

Também no centro histórico de São Luís, fica o Palácio dos Leões, que com três mil metros quadrados, abriga o Governo Estadual. Sua construção data de 1626 e sua localização privilegiada, a beira do Rio Anil e Bacanga atrai muitos turistas à procura de um pôr do sol super disputado. Acredite, as fotos saem um bafo!

Outra parada importante nesse trecho da caminhada, que jamais poderia deixar de ser pontuada, é o monumento em homenagem ao índio Tibira. Sua história é o primeiro registro de morte por LGBTfobia ocorrido no Brasil, sabia? Tibira foi condenado por suas “práticas homossexuais”. De acordo com a história, ele foi amarrado a boca de um canhão e explodido com o disparo (sim, horrível, mas a gente tinha que te contar). O monumento foi inaugurado em 2016 depois de uma vasta pesquisa feita pelo ativista baiano Luiz Mott.

Depois dessa informação tão impactante, a dica para ficar mais leve é se refrescar na Praça do Poeta, um espaço que fica ao lado da sede da Prefeitura Municipal. A praça homenageia ilustres escritores maranhenses como Gonçalves Dias, Maria Firmina e Mariana Luz com enormes frases célebres de suas obras. É uma ótima parada para um café, sorvetes ou suco de frutas regionais, além da vista incrível. No fim da tarde, a brisa que sopra do mar e o belo pôr do sol é um refresco para o corpo e para a mente.

Na parte mais alta do bairro histórico, mais exatamente na Praça Dom Pedro II, fica a imponente Catedral de Nossa Senhora da Vitória, também conhecida como Catedral de São Luís do Maranhão. Sua construção é datada do século XVII e foi iniciada pelos jesuítas. Em seu interior, o altar-mor retrata um dos melhores exemplares da época no Brasil Colônia, representando a arte barroca rica em detalhes dourados. Um deleite aos olhos!

Seguir nas redes para seguir nas ruas

Se você está buscando um programa diferente em São Luís, fique atento as redes sociais do turismo da cidade, @turismo.saoluis e @setursaoluis . É por lá que eles anunciam todos os meses a data e horário do “Roteiro Segredos Históricos”, uma espécie de sarau que parte em frente à prefeitura, no Palácio La Ravardière. O passeio totalmente gratuito reúne muitos turistas e locais e começa sempre às 19h com uma apresentação folclórica do “Bumba meu boi”, logo depois, um cortejo liderado por um triciclo elétrico com música ao vivo, segue a rota no centro histórico acompanhado por um guia turístico e um intérprete de libras. Acessibilidade garantida!

No trajeto, surgem personagens históricos caracterizados com roupas de época, e sobre pequenos tablados montados na hora, contam passagens de sua atuação no contexto da região. Com a narração de lendas e fatos, o público se diverte e ao mesmo tempo conhece toda a história e momentos marcantes da formação e colonização da cidade. O nome “Segredos Históricos” é porque, logo depois da intervenção dos atores, o guia acrescenta uma curiosidade, ou “segredinho” daquele fato descrito. Legal, né? Entre os personagens, estão o poeta Gonçalves Dias, Daniel de La Touche, e a controversa empresária Ana Jansen, uma figura amada por ter sido uma mulher à frente do seu tempo, mas  odiada por suas histórias de abusos contra seus escravos.

O trajeto dura cerca de uma hora e meia, e ainda deixa um gostinho de “quero mais”. O final acontece na praça Faustina com apresentação do típico e cheio de ritmo Tambor de Crioula. Ligue o radar, nessa área da cidade cheia de bares e restaurantes, a movimentação LGBT+ é intensa e a ferveção é percebida no ar. Nada melhor do que ver “gente da gente” ocupando espaços com liberdade e energia positiva. Dá pra sair de lá com uns drinks e uns contatinhos, viu?

Sol, mar e passeio náutico

São Luís possui 32 quilômetros de litoral, mas considere sempre consultar a tábua da maré para saber a situação do nível da água que varia ao longo do dia. Como está mais próxima da linha do Equador, a maré das praias sobe e desce sempre de 6 em 6 horas.

A Praia Ponta d’Areia é muito visitada por turistas pela infraestrutura de quiosques e restaurantes com uma bela vista da baía de São Marcos e por abrigar o Espigão Costeiro. Local ideal para uma caminhada no calçadão e se refrescar com uma água de coco no final do dia.


Aliás, o destaque do litoral fica por conta da ótima oferta de restaurantes e bares, a exemplo da praia do Calhau onde ficam os restaurantes Conchas Bar e a Barraca Landruá. Os espaços são enormes com ótima infraestrutura de mesas e cadeiras à beira mar e um cardápio delicioso de comidas típicas da região, como o arroz de cuxá, peixada, carne do sol, mariscos e bebidas tropicais. Sentar para almoçar com aquela brisa é uma delícia!

Outra ótima dica de passeio é conhecer a cidade a bordo de um catamarã. A Brittur Turismo oferece o passeio a partir da baía de São Marcos, onde percorre o rio Anil até o Bacanga, margeando a cidade e proporcionando a vista de vários monumentos históricos, entre eles o Palácio dos Leões e a antiga Estação de Trem. O trajeto atravessa as pontes Sarney e Bandeira Tribuzi, e explora ainda os manguezais na foz do rio Anil e sua fauna e flora local que conta com a bela presença da bela ave avermelhada chamada Guará.

A duração é de aproximadamente três horas, mas pode variar de acordo com a maré. As saídas ocorrem nos finais de semana, a partir das nove horas da manhã com número mínimo de passageiros. Dê seu bom close mas também preste atenção ao guia para não perder nada!

Gastronomia: que delícia de comida!

A culinária é um misto de tradições que inclui influências europeia, africana e tupinambá. As iguarias agradam qualquer paladar e são ricas em frutos do mar, mas o acompanhamento mais tradicional da região é o famoso arroz de cuxá. O prato é composto por arroz temperado com a erva “vinagreira” e pequenos camarões secos, um sabor único que você não pode deixar de provar.

Outras especialidades que se destacam é a peixada de pescada amarela, diferente da moqueca, leva legumes e ovos onde são cozidos todos juntos, normalmente servidos com arroz e pirão. A tradicional carne de sol também é muito presente em todos os restaurantes. Uma boa pedida é o restaurante Cabana do Sol, na Avenida Litorânea: com ambiente bem amplo e refrigerado, possui um cardápio variado de frutos do mar e carnes, mas a grande estrela é a enorme carne de sol que vem acompanhada com pirão de leite, feijão, arroz, farofa, e mandioca. Reúna a turma e se jogue!

Outro point badalado é na orla da Ponta d’Areia, no Champs Mall. Lá fica o restaurante Azeite e Sal Praia, bem em frente ao mar separado por um calçadão onde as pessoas fazem caminhadas enquanto curtem a brisa do mar. O restaurante de estilo mais descolado, tem animação com DJs e é destino certo para o esquenta antes da balada, caso você não queira reunir os amigos para drinks e petiscos lá mesmo, que é um fervo.

No centro histórico há duas ótimas opções: para o almoço é o restaurante Escola Senac, na esquina da famosa Rua do Giz. Com o serviço oferecido por estudantes de gastronomia e supervisionado pelos orientadores, o espaço é bem agradável, climatizado e confortável, e os pratos são deliciosos. O restaurante serve à la carte às segundas, terças e quartas, e nos demais dias o bufê é temático sendo na quinta, culinária nordestina, na sexta, frutos do mar e aos sábados, feijoada. O valor em média é 70 reais e o bufê é livre.

Para o jantar, o restaurante Flor de Vinagreira é perfeito para depois da caminhada do “Roteiro Segredos Históricos” pois fica próximo de onde termina o percurso. O ambiente é animado com música ao vivo e oferece frutos do mar e carnes que ficam melhor ainda quando acompanhado com a bebida produzida na casa, o chopp da vinagreira, a mesma usada no preparo do arroz de cuxá. A bebida tem uma leve acidez da erva o que a torna mais refrescante.

Vale ressaltar que, assim como nas demais regiões do nordeste, há sempre algumas frutas típicas e, em São Luís o destaque fica para a jussara, equivalente ao açaí e o buriti, perfeito para um gostoso suco. Ah! Não podemos deixar de destacar que lá é a terra do Guaraná Jesus, o refrigerante cor-de-rosa de produção exclusiva do Maranhão. Tome lá e não esqueça de levar pelo menos uma garrafinha na mala de volta pra casa!

“Qualire-se” com esse roteiro LGBT+ incrível

No Maranhão, gay é chamado de “qualira” e existem algumas teorias para essa nomenclatura exótica, mas todos giram em torno da mesma fonte, o instrumento musical “lira”. Uma das histórias diz que é por conta de alguns foliões que se fantasiavam tocando lira no Carnaval, e o jeito que se toca o instrumento é “afeminado”. A outra versão conta que um determinado rapaz “afeminado” tocava a lira no carnaval e aí quando iam se referir a algum gay diziam: “você é do bloco do com a lira”. Com o tempo, a expressão foi tomando espaço na linguagem popular e tão cedo o “com a lira” se tornou “qualira”.

Fato é que uma coisa não é lenda: a comunidade LGBT+ tem seu espaço garantido em São Luís! Os bares e restaurantes na orla da Ponta d’Areia tem uma pegada friendly, mas de longe dá pra saber quando o público é mais hétero ou LGBT+, então, antes de sentar, espie o pescoço pra ver.

Frequentado por uma galera mais jovem, o Ludo Bar ( @ludobarslz ) é uma opção de diversão no centro da cidade. Além de ser fácil de ser achado, os donos são um casal de gays que tem muito orgulho de serem parte da comunidade e de terem aquele espaço para celebrar quem somos. No Insta da casa os posts de divulgação das festas sempre terminam com frases como “homofobia é crime” e “proibida a entrada de héteros tóxicos”, por exemplo. Você ferve e milita ao mesmo tempo!

Outro point babadeiro é o Athenas Bistrô ( @athenas_bistro )! As proprietárias são um casal de lésbicas, que quase fecharam as portas durante a pandemia, mas não só se mantiveram firmes como ainda reformaram o lugar e o inauguraram melhor que antes! O espaço é climatizado e super divertido, com direito a banda ao vivo, para você dançar aquele forrózinho colado com outro gatinho sem “boca torta de vizinho”! É tudo! Gays, lésbicas, pessoas trans, toda a comunidade é bem-vinda. Para entrar, 20 reais a inteira e 10 reais meia-entrada, e de vez em quando ainda rola umas promos! Fique de olho nas redes! (preços praticados em novembro de 2021)

Esses foram os lugares que conseguimos conhecer, mas a capital maranhense ainda conta com a famosa Boate Observatório ( @obs_slz ), carinhosamente chamada de “OBS”, que em 2021 faz 18 anos! A casa recebe DJs do país inteiro na Pista Eletro, mas também agrada quem prefere outros ritmos com a Pista Bagaceira. Aproveite lindíssima por 20 reais a inteira e 10 reais a meia-entrada. ( Preços praticados em novembro de 2021)

Outro lugar onde a comunidade LGBTQIA+ é bem recebida e celebrada em São Luís é na Santê. A loja da grife que leva o mesmo nome é mais do que uma marca de roupa, é uma armadura de vestir. Criada para carregar no peito o orgulho de ser de São Luis e do Maranhão, a Santê é hoje uma queridinha dos turistas que adoram uma lembrança de suas viagens, mas que buscam algo autêntico e chique. As coleções são focadas em valorizar a cultura local de maneira divertida com ditados populares e expressões típicas da região, tudo alinhado com qualidade e bom gosto. Ótimo para gosta de ir para baladinha se vestindo com um local.

São Luís é uma capital que tem trabalhado seu turismo e sua diversidade com todo carisma e capricho, típico do povo nordestino. Viaje para lá, se permita, conheça e se apaixone. Lembre-se: a Ilha do Amor está pronta para te amar!

Para saber mais detalhes deste destino incrível, confira os stories da viagem nos destaques do instagram da Revista ViaG. A ViaG viajou para São Luís a convite da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís e com seguro de viagem Affinity.

Informação: Regista ViaG  

0 comentários:

Postar um comentário