sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Programa de Aprendizagem do IEL prepara jovens para enfrentar as exigências do trabalho 

SÃO LUÍS – Conseguir uma vaga no mercado de trabalho é um grande desafio para os jovens, ainda mais para aqueles que nunca tiveram uma experiência de trabalho. Nesses casos, o programa Jovem Aprendiz, voltado para jovens entre 14 e 24 anos, aparece como uma opção para que eles tenham uma vivência profissional.  

Aos 19 anos, o estudante Emanuel Coimbra, filho de Edilson Coimbra, que exerce a profissão de pintor, e de Eriadna Coimbra, artesã e costureira, foi selecionado pelo Instituto Euvaldo Lodi – MA para fazer parte do Programa IEL Jovem Aprendiz na empresa Rede JS Peças e, em menos de 1 ano, conquistou o seu espaço e foi efetivado como auxiliar administrativo. Ele fala que gostou bastante do período de aprendizagem no IEL, no qual adquiriu conhecimento e valores que proporcionaram bons momentos durante o período de formação. 

“No início, quando me inscrevi para uma vaga de jovem aprendiz IEL, minhas expectativas eram ótimas”, diz.  

Para Emanuel, a experiência de aprendiz na Rede JS Peças foi gratificante. “Deparei-me com diversos profissionais que sempre estiveram dispostos a me ajudar, sanar minhas dúvidas e colaborar comigo”. 

A coordenadora regional do IEL, Michele Frota, comemora a efetivação do aprendiz Emanuel e afirma que por meio do IEL-MA, entidade do Sistema FIEMA, muitos jovens aprendizes serão os profissionais de amanhã. “Temos alcançado ótimos resultados com o Programa. Tenho certeza de que os nossos jovens serão bons profissionais graças à qualificação dada pelo IEL e à vivência proporcionada pela empresa”, enfatiza. 

Emanuel fala dos planos para o futuro enquanto se prepara para o vestibular no Curso de Formação de Oficiais na Universidade Estadual do Maranhão. “O plano agora é continuar focado nos estudos para ser aprovado no vestibular e seguir minha carreira na área da segurança pública”, diz. 

IEL JOVEM APRENDIZ - O programa Jovem Aprendiz permite ao jovem ou adolescente uma oportunidade de adquirir experiência, sem precisar de um currículo cheio. O programa também oferece diversos outros benefícios que contribuem não só para os jovens, mas também para as empresas que abrem suas portas e geram emprego e renda à uma boa parcela da sociedade. 

A coordenadora regional do IEL explica que o programa de aprendizagem dá suporte às empresas para o cumprimento da legislação oferecendo formação de mão de obra qualificada e comprometida com o sucesso da empresa. “As empresas que querem aprendizes em seu quadro de funcionários podem matriculá-los no programa por meio da intermediação do IEL, que disponibiliza uma equipe multiprofissional, com instrutores especializados e aulas presenciais, oferecendo o suporte e acompanhamento ao jovem com material didático e fardamento, sem custos adicionais para as empresas”, diz Michele. 

Para contratar os jovens aprendizes do IEL, as empresas que possuem cota de aprendizagem devem entrar em contato com a equipe de trabalho do Instituto para realizar o convênio pelo WhatsApp (98) 9 9971-2224. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário