quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

A Fato Produções, com patrocínio da Equatorial Maranhão e Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, organizou uma série de atividades em São Luís entre oficina e curso de Teatro Musical; idealizado pelo ator e produtor Jô Santana, ministrado por Miguel Falabella, ator, diretor, e dramaturgo, Iléa Ferraz, atriz, diretora e artista plástica e Diego Baffi, músico e professor de canto. 

O Curso de Teatro Musical foi realizado no Teatro Arthur Azevedo, entre os dias 07 e 20 de fevereiro de 2022, de forma gratuita, para 60 artistas residentes no Maranhão, os participantes foram selecionados entre 683 inscritos. Os artistas tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco da realidade de uma sala de ensaios de uma grande produção de teatro musical por 15 dias, sob a supervisão de renomados artistas das artes cênicas.

Os quatro que mais se destacaram assinam essa semana um contrato para compor o elenco de “Marrom, O Musical”, que tem texto e direção de Miguel Falabella, com estreia agendada para agosto de 2022, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.  O espetáculo “Marrom, o Musical”, após estreia em São Paulo, cumprirá temporadas no Rio de Janeiro e em São Luís e fará turnê por outras capitais, como Belém, Maceió, Salvador e Teresina. “Marrom, o Musical” é uma homenagem aos 50 anos de carreira da grande Alcione e contará, através de canções imortalizadas pela grande maranhense, um pouco da história e da cultura do Maranhão. Alcione será homenageada por uma exposição no Itaú Cultural, São Paulo, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, prevista para o final de 2022. A dramaturgia, por Miguel Falabella, é inspirada na estrutura do Bumba-Meu-Boi, uma das principais tradições locais. 

Conheça os selecionados:

Anastácia Lia – Cantora, compositora e cirandeira

Millena Mendonça – Atriz, cantora e rainha de bateria

Jefferson Gomes – Artista

Fernando Leite – Produtor vocal e professor de canto

CURIOSIDADE

Dentre as ações do projeto em São Luís ocorreu ainda um Curso de Teatro, para 30 mulheres privadas de liberdade na Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFEM), sendo parte integrante da Cooperativa Social Cuxá, entre o dia 28 de janeiro e 8 de fevereiro dentro do complexo prisional de Pedrinhas. Essa foi a primeira etapa do acordo firmado entre o Instituto Humanitas360, o Governo do Estado do Maranhão e a produção do espetáculo Marrom, O Musical.

O próximo passo, previsto para iniciar em março, será a confecção dos adereços/figurinos do espetáculo. A equipe de figurino do musical virá especialmente para Cooperativa Social Cuxá a fim de ensinar 15 mulheres a bordar e costurar as peças. Elas serão remuneradas pelo trabalho.

Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário