segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Livro comprova os resultados sociais proporcionados pelo saneamento básico Mais saúde, qualidade de vida e dignidade

 

Cada R$ 1 investido no saneamento básico proporciona um retorno de R$ 29,19 em benefícios sociais aos brasileiros – mais saúde, mais qualidade de vida e melhores condições socioeconômicas.

Esses são alguns dos benefícios tangíveis apresentados em um levantamento feito por Rafaella Lange, comercial da BRK, e Juliana Almeida Dutra, diretora de projetos da Deep, empresa especializada em projetos socioambientais e estruturação de processos de envolvimento estratégico de stakeholders.

O trabalho das duas resultou no livro “Quanto vale cada real investido em saneamento no Brasil?”, uma obra que destaca o saneamento como uma importante ferramenta de inclusão social, responsável por proporcionar ganhos sociais e econômicos à sociedade.

A partir de um cálculo que considera os aspectos sociais sob o ponto de vista de pessoas de diferentes idades, como lazer, saúde, educação, relacionamento social, carreira e finanças, e o real valor para a instalação dos serviços, as autoras mostram que os serviços de água e esgoto são responsáveis por mudanças na qualidade de vida e na dignidade das pessoas. Foram cerca de 3 mil pessoas entrevistadas a respeito de suas percepções relacionadas ao tema.

A análise reforça que o saneamento pode impactar na educação de jovens, pois ter direito a um comprovante de residência permite que eles se inscrevam para o vestibular, por exemplo. Para outros, os serviços representam uma melhoria nas relações sociais, com pessoas que passaram a receber visitas em casa, o que não acontecia em muitos casos antes da chegada de um serviço de tratamento de esgoto, por exemplo.

“Durante muitos anos, falar sobre os impactos da falta de saneamento foi algo muito subjetivo. Agora, queremos fortalecer essa importante ferramenta de inclusão e mostrar que é possível mensurar os impactos sociais na vida da população”, destaca Juliana Almeida Dutra.

“O saneamento básico tem um grande impacto social. Ao falarmos com pessoas de diferentes faixas etárias, observamos as diferentes percepções sobre o que representa ter água e esgoto em casa. Tangibilizar esse tema é muito importante, pois reforça que o saneamento é capaz de transformar vidas”, reforça Rafaella Lange.

O livro “Quanto vale cada real investido em saneamento no Brasil?” é uma referência ao setor e, por meio de cálculo inédito e inovador, tem como objetivo contribuir com as análises dos reais impactos dos serviços. A partir das histórias das personagens entrevistadas, as autoras dão visibilidade para a urgência do tema e propõe um olhar para o futuro, com reflexões a respeito das iniciativas que precisam ser feitas para que o país avance no tema.

O livro foi lançado pela Abes - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e pode ser encontrado no site: https://lojaabes.abes-sp.org.br/br/saneamento/456-quanto-vale-cada-real-investido-em-saneamento-no-brasil.html

SOBRE A BRK AMBIENTAL

A BRK Ambiental é uma empresa privada de saneamento básico que está presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a maior entre as empresas do setor, a BRK Ambiental conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à BRK uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de

Informação: Intermídia Comunicação

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