quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Desde a implantação do curso de Medicina em Pinheiro, no ano de 2013, a Universidade Federal do Maranhão já formou aproximadamente 200 médicos, e muitos desses profissionais têm sido aprovados em primeiro lugar nas residências médicas. É o caso da quinta turma, que colou grau em outubro de 2021, que teve cerca de vinte estudantes aprovados em residências médicas, obtendo primeiro lugar de aprovação em seletivos para o Hospital Universitário e em outros estados, como o Pará, o Piauí, o Ceará e também no Sul e Sudeste do país. 

“A meta agora é formar também os especialistas em Pinheiro: os cirurgiões, os pediatras, os ginecologistas, os ortopedistas, entre outras áreas médicas. Nós queremos formar os médicos de família e comunidade e nós entendemos que essa estratégia é fundamental para ajudar a consolidar ainda mais o médico na Baixada Maranhense. Nós temos dados concretos que comprovam que a taxa de empregabilidade do médico formado em Medicina, na UFMA de Pinheiro, é uma das mais alta do Brasil, ou seja, basicamente 100% dos alunos egressos do curso de Medicina, se desejarem, já têm emprego na própria região”, afirmou o coordenador do curso de Medicina, Câmpus de Pinheiro, Raimundo Fonseca.

O docente esteve reunido com o reitor Natalino Salgado, nessa segunda-feira, 14, junto com o diretor do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia (CCHNST), Câmpus de Pinheiro, para apresentar os dados das aprovações. O professor Raimundo enfatizou que tem tido um número muito alto de aprovações, são mais de 60% da turma aprovados em residência médica, e essa última alcançou um número bem expressivo e com composições ainda mais expressivas.

“Nós temos mais de vinte alunos aprovados em residência médica, muitos aprovados em primeiro lugar, e, é claro, o mérito é dos alunos e dos professores, que são incansáveis, além do apoio incondicional da instituição, que ajudou a formar esses alunos e a consolidar o curso de Medicina na Baixada Maranhense. Para nós, é um motivo de muita alegria, porque temos visto os resultados e temos a certeza e a consciência de que esses profissionais formados na cidade de Pinheiro estão preparados para enfrentar as dificuldades que a profissão médica exige. Eles estão prontos para avançar não só no estudo daquela especialidade médica que desejam seguir, mas também ingressar na carreira científica fazendo mestrado ou doutorado, se optarem pela carreira acadêmica”, destacou Fonseca.

O curso de Medicina de Pinheiro, implantado em 2013, tem por objetivo, segundo o coordenador do curso, suprir a necessidade de uma área subservida, como é a região de Pinheiro, que tem a menor distribuição de médico por mil habitantes. “A Baixada Maranhense é a região do Maranhão que tinha os piores indicadores, por isso a escolha pela Baixada Maranhense, em especial, a cidade de Pinheiro”, lembrou, enfatizando que a primeira turma teve início em 2014.

Ele contou que o início do processo foi extremamente complexo, o que causou certa dúvida por parte da sociedade local, dos próprios alunos, dos professores e dos profissionais da saúde em geral. “Na época da implantação [2013], o processo foi conduzido pelo reitor Natalino Salgado, em seu segundo mandato, e esse apoio do reitor foi importante para que o curso fosse construído, estruturado e hoje consolidado”, disse.

O curso de Medicina consegue atender às demandas e às necessidades em saúde da população da Baixada Maranhense, o que contribui para o fortalecimento do sistema de saúde, não só de Pinheiro, mas também da região da Baixada Maranhense. “Nós participamos diretamente do enfrentamento da covid-19 com alunos do último ano fortalecendo a linha de frente, não só na cidade de Pinheiro, mas também nos mais diversos municípios dessa região. Além desse papel estratégico no enfrentamento da pandemia, no combate à série de problemas, nós identificamos que o curso tem mostrado sua capacidade de formar e transmitir conteúdo para os nossos alunos que têm que sido aprovados nos mais diversos programas de residência médica”, afirmou Fonseca.

A residência médica pode variar em média de dois anos para as áreas de cirurgia geral, clínica médica, pediatria, três anos para ortopedia, anestesiologia, e até seis anos, como é o caso da neurocirurgia.

Esse grande feito se dá pela presença dos estudantes em campos de prática e estágios nos municípios do entorno. “A partir do quarto e quinto ano, eles já começam também as atividades nas cidades vizinhas, para as quais temos disponibilizados aqueles estudantes que estão nos últimos anos. Temos conseguido administrar essas atividades de uma forma bem interessante e facilitando para que surjam novos espaços, novos campos de prática e consigamos formar médicos mais próximo da comunidade”, pontuou o coordenador do curso.

Segundo o diretor do CCHNST, Alexandre de Lima, esse resultado positivo fortalece a ideia de que a qualidade de ensino da UFMA na cidade de Pinheiro tem elevado o centro a um patamar de excelência. “Não é à toa que algum desses alunos de Medicina galgaram o primeiro lugar em hospitais de referência. Esse é o resultado de um trabalho de investimento do setor humano e da infraestrutura, destacando-se o apoio essencial do reitor Natalino Salgado, que tem investido em todas as áreas do conhecimento em Pinheiro”, afirmou.

Ele lembrou ainda que o processo de consolidação de um curso, principalmente o de Medicina, é lento, tornando o processo mais longo, porém, mesmo estando em consolidação, os resultados já estão aparecendo. “Esses investimentos têm sido feitos não apenas no curso de Medicina, mas também no de Engenharia de Pesca, que já possui egressos aprovados em programas de mestrado em outras instituições, Ciências Humanas, Ciências Naturais, Enfermagem e Educação Física, os quais tem se consolidado como centro de referência na região da Baixada”, completou.

Mirella Fontenele de Castro foi uma das aprovadas para a residência médica. A área que ela escolheu foi Ginecologia e Obstetrícia, o que sempre sonhou fazer, e agora o realiza no Hospital Universitário da UFMA. “Foi uma vitória muito importante tanto para mim quanto para minha família. Estou muito feliz e orgulhosa por mais essa conquista. Meu objetivo é seguir atuando na área e me especializar ainda mais”, declarou a residente que passará três anos de muita dedicação e prática no HU-UFMA.

Atualmente, o curso de Medicina da UFMA, Câmpus de Pinheiro, possui cerca de setenta docentes. “Esse número está passando por atualização, já que foram realizados concursos, e estamos recebendo professores na área de psiquiatria, neurologia, endocrinologia e neuroanatomia. São professores efetivos na carreira docente e, em sua maioria, mestres e doutores”, relatou Raimundo Fonseca.

A cidade de Pinheiro, localizada na Baixada Maranhense, a 18,5 km de São Luís, tem uma área de 1.512,968 quilômetros quadrados e, segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístiva (IBGE), de 2020, a população chega a 83.777 habitantes.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário