terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Desde 2011, comemora-se em 13 de fevereiro o Dia Mundial do Rádio, data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em homenagem à primeira transmissão de um programa da rádio das Nações Unidas, em 1946. Seis países receberam a transmissão histórica. 

O objetivo desta data é homenagear as emissoras, os comunicadores e seus ouvintes. Neste ano, o tema da 13ª edição do Dia Mundial do Rádio é “Rádio e Confiança”, ressaltando a importância do rádio como um dos meios mais confiáveis e utilizados no mundo. 

Confiança é uma das palavras que define o rádio. Em diversas pesquisas, o veículo é apontado como o meio que possui maior credibilidade pela população. A proximidade das emissoras e comunicadores na transmissão da informação de forma instantânea cria um vínculo direto com o ouvinte. O rádio faz parte do cotidiano das pessoas, especialmente em um país continental como o Brasil, tornando-se um companheiro de todas as horas e um importante meio de informação, entretenimento e uma poderosa ferramenta de combate às notícias falsas. 

As notícias falsas têm prestado um grande desserviço no enfrentamento à pandemia. Diversas mortes por COVID-19 ocorreram pela crença em tratamentos ineficazes e pela negação à vacina. Em tempos de pandemia em que a notícia, correta e confiável pode salvar vidas, a atuação multiplataforma das rádios e seu alcance tornam o rádio um importante aliado no combate às notícias falsas. 

Democracia - O rádio é uma arena para diversas vozes se manifestarem, serem representadas e ouvidas de modo democrático. As estações de rádios oferecem uma ampla variedade de programas, de conteúdo e pontos de vista refletindo a diversidade de seu público. O rádio tem acompanhado a evolução tecnológica, permanecendo inclusivo e representativo, considerando a sua capilaridade e a natureza dos serviços de comunicação de caráter local que prestam ao bairro ou comunidade atendida. As rádios comunitárias e educativas são instrumentos importantes que respondem facilmente ao apelo do público por diversidade na redação e no conteúdo editorial. 

Um público informado, com competências de Alfabetização Mediática e Informacional (AMI) também é necessário, para que os ouvintes descubram, consumam e respondam criticamente ao conteúdo que ouvem. Cada vez mais, as emissoras de rádio estão incluindo programas de alfabetização midiática e informacional em sua programação, de modo que seus ouvintes possam apreciar as informações e as notícias de qualidade que as rádios lhe oferecem. 

Outros temas - A 13ª edição do Dia Mundial do Rádio sob o tema Rádio e Confiança também discute outros três subtemas: confiança no radiojornalismo; confiança e acessibilidade; e confiança e viabilidade das emissoras de rádio.

O primeiro tópico trata da produção de conteúdo independente e de qualidade. O respeito aos padrões éticos do jornalismo tornou-se um desafio na atual era digital. No entanto, para manter ou aumentar a confiança dos ouvintes, o jornalismo deve continuar a se basear em oferecer informações confiáveis e de interesse público. 

Já o segundo tópico foca em cuidados e atendimento ao seu público. Alcançar públicos específicos significa atender às necessidades informacionais de cada ouvinte. O rádio pode ser um catalisador para a inclusão, diversidade e participação social. As plataformas de rádio digital oferecem recursos inovadores para acessibilidade, com legendas automatizadas para ouvintes cegos e disponibilidade de seu conteúdo em libras. 

Por fim, o último subtema procura responder como o rádio pode sobreviver à crise financeira que atinge o mercado de mídia. Como transformar o engajamento do público fiel em sustentabilidade financeira?  A sobrevivência econômica das emissoras de rádio depende da sua capacidade de reter uma base de ouvintes leais e da interação dos ouvintes ser incorporada de modo rentável em seus modelos de negócios. 

Para mais informações sobre o Dia Mundial do Rádio e para acessar conteúdo relativo a este assunto, clique aqui (disponível em inglês, espanhol e francês).

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário