sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Nos dias atuais, nenhum objeto ou utensílio é tão depreciado quanto à mala.

Ainda mais quando se quer depreciar uma pessoa, se usa a figura de uma mala. 
“Você é uma mala” “O mala veio...” e tantas outras maneiras. Ainda tem os mais afoitos, quando quer mais que depreciar, usam a expressão “mala sem alça ou mala sem rodinhas”

Existem vários tipos de mala (objeto de uso pessoal ou coletivo), nos mais diversos tamanhos e modelos e cada uma com a sua objetividade. Umas mais, e outras nem tanto.

Por isso, entendo que o modismo nem sempre tem razão quando tenta qualificar ou desqualificar alguém usando uma figura de linguagem ou comparativo sem saber a sua utilidade. Há pessoas desinformadas que nem ao menos sabe o que é de fato uma mala ou para que serve.

Pense bem antes de querer desqualificar alguém adjetivando com palavras ou modismo, que neste caso, a mala é um utensílio muito útil, desde a sua aquisição em uma loja, até os dias finais de seu uso.

Quem é maranhense, especialmente, quem é do interior sabe e conhece uma mala e para que serve. Dificilmente, existe um quarto em uma casa que não tenha uma mala que não é só decorativa, guardam em seu interior, coisas boas, com cheiro agradável e de muito valia e recordações.

Há casas que até tem as famosas “malas sem alça”. Que é uma mala, muito usada e que perdeu um dos seus adereços, a alça. Mas, mesmo assim, com sabedoria e possível fazer uso deste objeto. Alguns até chamam de baú, que geralmente guarda em seu interior, peças usadas, adornadas de muitas lembranças e que muitas vezes se tira algo de dentro que serve para consolo.

Portanto, infeliz é a pessoa que compara ou chama outra pessoa de mala. Mais infeliz e inútil, porque mesmo um objeto perdendo a sua utilidade, não precisa ser desprezada e jogada no lixo.

Pessoas que comparam pessoas a mala, além de não estar antenada com a nova ordem mundial, “onde tudo se aproveita e tudo se recicla”, ainda, se deixa levar por um modismo sem nexo, sendo uma verdadeira Maria vai com as outras, sem personalidade e muito menos sem vontade própria.

Então, antes de comparar alguém com um objeto tão útil como uma mala, reavalie a sua vida e veja se você foi e é tão útil quanto uma mala em algum momento de sua vida?

Pensou? Agora com criatividade, pode-se, reaproveitar os itens/malas que iriam para o lixo, especialmente as pessoas, ao qual tenta desqualificar, criando novas funções para eles na decoração de sua casa, de sua vida. 

Assim, dá para evitar o desperdício, não machuca e nem magoa as pessoas, e ainda dar um toque de personalidade a sua casa e a sua vida. Reinvente! Que tal?

Imagem/texto: internet 

0 comentários:

Postar um comentário