quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

O agente de viagens faz diariamente a ponte entre o que se deseja em uma viagem e o que existe, considerado sempre o custo-benefício.

É um trabalho que exige mais que técnica em formatação de itinerários, envolve também o olhar observador de um psicólogo em cena terapêutica, e até a abordagem de um professor em sala de aula quando ajuda estudantes a identificarem suas preferências nas áreas do conhecimento.

Não estamos exagerando.

Por essas e outras, pesquisadores de todo o mundo uniram metodologia de pesquisa científica ao universo dos viajantes e identificaram quais experiências eles buscam, considerando seus valores e motivadores, e os classificaram por nomenclaturas que identificam o seu perfil de viajante.

Isso também com o intuito de ajudar destinos e serviços de turismo a construir itinerários e experiências que sejam atrativos para eles, e alimentar  algoritmos para entregar aos usuários da internet aquilo que buscam com maior rapidez e eficiência.

Para facilitar a sua vida, agente de viagens ABAV, trouxemos tanto links para pesquisas sobre o tema, quanto alguns tipos de viajantes já identificados por elas, alguns adequados por quem tem experiência na área aqui no Brasil:

Explorador Cultural: que adora uma imersão na história, cultura e hábitos locais.

Espírito Livre: quer aquele tempo extra e dicas únicas para explorar os lugares do seu jeito, prefere ambientes urbanos!

Explorador Raiz: busca sempre uma aventura leve em meio aos ambientes naturais dos lugares para onde viaja, pode ser maratona, surf, rafting, trilha, cavalgada, patinação no gelo até ski e snowboard!

Rejuvenescedor: viagens são oportunidades de desconectar de tudo e de conexão consigo mesmo, procura lugares calmos e afastados para curtir o silêncio.

Adrenalina na veia: quer conhecer todas as opções de parques temáticos e atrações possíveis de serem visitadas e usa todo o tempo de viagem para se divertir, seja com personagens que ama ou montanhas russas. Às vezes precisa tirar férias das férias para descansar!

Um passageiro pode até se encaixar em mais que um perfil em uma mesma viagem, ou mudar de perfil de acordo com o destino!

O Canadá já estimulou desde pequenos a grandes negócios do turismo a se adequarem aos perfis de viajantes e criou até ferramentas que os ajudam a fazer essa transformação. 

Informação: ABAV Nacional 

0 comentários:

Postar um comentário