terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) torna público o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Região do Maracanã, em São Luís. O Plano de Manejo é o principal documento de uma Unidade de Conservação (UC), construído a partir do diagnóstico de seus recursos naturais e dos fatores socioeconômicos envolvidos. Este documento, fundamentado nos objetivos gerais da UC, estabelece o seu zoneamento e as normas que regulamentam o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão. 

O Plano, dividido em 4 encartes, apresenta uma sequência metodológica de obtenção de informações, dados técnicos e científicos da UC e sua região, demonstrando, também, o processo de integração das informações, dados técnicos e científicos.

O primeiro encarte identifica e contextualiza em níveis federal, estadual e municipal, a APA do Maracanã, apresentando a inserção ecológica, ressaltando suas características de maior relevância e sua importância como área protegida no município de São Luís. O segundo expõe uma análise regional de natureza ambiental, social, histórica, cultural e econômica, pensada para a inserção da UC em programas de desenvolvimento regional. No terceiro, estão incluídos os dados resultantes das expedições de campo e a avaliação do aspecto fundiário da Unidade de Conservação. Já o quarto encarte é voltado para o planejamento, com objetivos gerais e específicos, missão e ações necessárias para o gerenciamento da APA a curto e médio prazo.

Clique aqui para ter acesso ao Plano de Manejo da APA do Maracanã completo.

Informação: Sema MA 

0 comentários:

Postar um comentário