segunda-feira, 7 de março de 2022

Considerado o maior evento de inovação da América Latina, Congresso será híbrido e reunirá lideranças do mundo inteiro para debater os avanços e desafios da inovação. As inscrições são gratuitas 

BRASÍLIA - Quais são os caminhos para um Brasil mais inovador? E as tendências para o futuro da saúde, do trabalho, alimentação e produção de energia? Essas são algumas das questões que estarão no centro do debate do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que chega este ano à sua 9º edição. 

O evento acontece nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10 de março de 2022, presencialmente para convidados, no World Trade Center, em São Paulo, e pela primeira vez terá uma plataforma virtual com capacidade para mais de 15 mil acessos simultâneos. 

Ao longo desses dois dias, 77 palestrantes vão debater as tendências da inovação no Brasil e no mundo. Nos 5 mil metros quadrados de espaço, haverá exposição de tecnologias da CNI, Sebrae, SESI, SENAI e empresas patrocinadoras e apoiadoras. 

A inovação tem ganhado espaço sem precedentes na agenda de desenvolvimento de países ricos e emergentes, mas o Brasil ainda caminha a passos lentos. Dados mais recentes do Índice Global de Inovação mostram que o Brasil investe apenas 1,27% do PIB em Pesquisa e Inovação. 

O 9° Congresso de Inovação da Indústria, um dos maiores eventos do gênero na América Latina, reunirá lideranças das maiores empresas brasileiras e multinacionais da área de tecnologia e inovação e é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

INOVAÇÃO É CHAVE PARA O CRESCIMENTO SUSTENTADO - A única saída para que empresas sejam competitivas de forma sustentável é o investimento em inovação. A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, ressalta que a inovação é imprescindível para o desenvolvimento econômico do país. “A experiência internacional demonstra que a inovação é o caminho mais curto para o desenvolvimento sustentável da economia”, afirma. 

O 9° Congresso de Inovação visa promover debates sobre como criar um mundo mais sustentável, com a inovação e a educação como motores de transformação. Idealizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), o Congresso de Inovação tem como missão fazer da agenda de inovação uma estratégia de país. Criada e coordenada pela CNI, a MEI reúne cerca de 400 CEOs e lideranças das principais empresas com atuação no Brasil. 

Para o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, a inovação é o caminho para mudar a economia brasileira, que passa pelos pequenos negócios - responsáveis pela geração de 2 milhões de empregos durante a pandemia. "Não tem como falar de estratégia, de conceito, sem falar de inovação. Inovação também é saber reutilizar, fazer mais com nosso tempo. E nosso país tem grande potencial para inovar, ainda mais quando o tema se torna agenda prioritária e destacada em eventos, como o Congresso de Inovação da Indústria", aponta Quick. 

“A inovação é uma figura sobre a qual, eu tenho certeza, que a maioria das pessoas não tem uma ideia precisa. Antigamente, os investidores avaliavam o país para investir basicamente olhando para o PIB. Depois eles passaram a olhar também para a tecnologia. Hoje, a tecnologia pode ser copiada muito rápida. A inovação é a mola mestre da competitividade tecnológica”, destacou o coordenador de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), Gilberto Lopes 

EVENTO TERÁ ARENA VIRTUAL E DISCUTIRÁ MEGATENDÊNCIAS EM INOVAÇÃO - Na arena virtual, os participantes terão a oportunidade de passear virtualmente pelo espaço em 3D. Além disso, a plataforma tem um espaço para networking que permite reuniões em tempo real. Serão dois dias de evento para debater o que há de mais moderno em termos de tecnologia em 40 painéis com 26 palestrantes internacionais, de 15 diferentes países, além de 75 brasileiros. 

Essa edição abordará temas como caminhos para um Brasil mais inovador, megatendências, futuro do trabalho, da alimentação, da saúde e, também, da produção de energia. Entre os palestrantes confirmados estão o diretor de criação do Exploratorium, Thomas Rockwell; a CEO da Microsoft Brasil Tânia Consentino; o diretor executivo de Tecnologia e Inovação da Suzano, Fernando de Lellis Garcia Bertolucci; a CEO da Bayer Brasil, Malu Nachreiner; o vice-presidente sênior da BASF para América do Sul, Antonio Lacerda; o vice-presidente e chefe de Tecnologia da Rockwell Automation, Cyril Perducat; Nina da Hora, membra do Conselho de Segurança do Tik Tok; Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho; Pablo Roberto Fava, CEO da Siemens no Brasil; Rodrigo Dienstmann, CEO LATAM South da Ericsson; Luiz Tonisi, presidente para América Latina da Qualcomm; Bruno Flach, diretor do Laboratório de Pesquisas no Brasil da IBM; Daniel Moczydlower, presidente e CEO da EmbraerX; entre outros. 

EVENTO PRESENCIAL SERÁ RESTRITO POR CONTA DE PROTOCOLOS DE SEGURANÇA - Seguindo os protocolos de segurança, o 9° Congresso de Inovação da Indústria será no formato híbrido. Sendo assim, apenas convidados poderão estar presentes na arena montada no WTC Events Center, em São Paulo, o evento respeitará os protocolos sanitários, com uma programação exclusiva, distribuída em diferentes pontos. 

A arena conterá com um palco reservado a palestras e debates com as principais referências em inovação no Brasil e no mundo. Além de lounges montados para realização de workshops, sessões privativas com palestrantes e atividades de mentoria com lideranças empresariais. O espaço destinado para networking será na modalidade “one-on-one” com reuniões agendadas via funcionalidade de matchmaking da plataforma virtual do Congresso. 

Faça sua inscrição para o Congresso de Inovação e confira a programação completa no site: https://www.congressodeinovacao.com.br

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário