segunda-feira, 14 de março de 2022

O Ministério do Meio Ambiente quer incentivar a posse responsável, garantir o devido acolhimento desses animais e combater maus tratos

No dia Nacional dos Animais, comemorado no dia 14 de março, a Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, abre inscrições para mais um curso gratuito voltado para quem busca garantir uma relação saudável e consciente com bichinhos de estimação, como cães e gatos. O curso “Guarda Responsável e Bem-Estar de Cães e Gatos”, é gratuito e tem 2 mil vagas abertas, com inscrições de 14 a 25 de março.

Voltado a qualquer interessado sobre o assunto, o curso aborda boas práticas para uma vida saudável, feliz e afetuosa entre tutores e seus animais. “É um curso que pretende apoiar, com insumos, ensinar e aumentar o grau de conhecimento das pessoas em geral, de todas as faixas etárias e com todo tipo de formação, sobre cães e gatos. Fala sobre tratamentos, a necessidade de cuidado com a saúde, sobre posse responsável, combate a maus tratos, sobre a necessidade de controle populacional e sobre uma base de legislação e regulamentação”, explica a secretária de Biodiversidade do MMA, Beatriz Milliet.

A carga horária do curso é de 20 horas e o conteúdo será disponibilizado 100% on-line, por meio do Programa Educa+, na plataforma de Ensino a Distância do MMA. Os participantes poderão iniciar o curso a qualquer momento após a realização da inscrição, no horário que for mais conveniente para o inscrito.

Clique aqui para realizar sua inscrição

Defesa dos animais

No dia Nacional dos Animais, a secretária de Biodiversidade do MMA, Beatriz Milliet, destaca a importância de uma reflexão sobre a posse e guarda responsável e o entendimento sobre o comportamento dos animais, para que eles sejam devidamente acolhidos. “O tutor precisa estar ciente e se tornar responsável por esse cão ou gato ao longo de toda a sua vida”, pontua.

De acordo com a secretária, o Governo Federal vem avançando em políticas voltadas à proteção dos animais. Em 2020, foi lançada uma Coordenação-Geral Nacional de Proteção e Defesa de Animais dentro Ministério do Meio Ambiente. Beatriz Milliet ressaltou que foi possível, por exemplo, investir recursos em ações efetivas de cuidados com os animais. “Em 2021 já podemos contar com R$ 22 milhões em verbas de emendas parlamentares para concretizar acordos entre o MMA, prefeituras e organizações da sociedade civil para a compra de insumos, equipamentos, campanhas de educação e castração, porque é importante esse controle reprodutivo, e, inclusive um hospital veterinário”, reforçou Milliet.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário