sexta-feira, 11 de março de 2022

Projeto da Equatorial Energia revela o potencial de geração de energia renovável do estado

Acontece nesta segunda-feira (14), no Blue Tree Hotel, o lançamento da Plataforma Eosolar: um Atlas digital eólico e solar do Maranhão, que reúne, de forma inédita, as informações sobre o potencial de geração de energia renovável que o estado possui, associado a outros importantes indicadores estratégicos.

O evento contará com a presença do Vice-Governador do Maranhão, Carlos Brandão; do CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda; do Diretor da ANEEL, Sandoval Feitosa, além de outras autoridades e também de representantes das empresas Gera Maranhão, Albtec, Camargo Schubert, Enova Energia e Equatorial Energia.

Com foco no incentivo à inovação, sustentabilidade e geração de energia limpa, a plataforma foi desenvolvida por meio de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Equatorial Energia em parceria com a Agência Nacional de Energia (ANEEL) e a Gera Maranhão. O projeto teve início em agosto de 2020, tem duração de 30 meses, com atualizações de dados técnicos e pesquisas científicas ao longo desse período.

A plataforma digital interativa, que estará disponível publicamente de forma online, partir do dia 14, fornecerá informações técnicas e completas em relação aos recursos eólicos e solares existentes no Maranhão. A partir dele, profissionais e investidores do setor de energias renováveis terão acesso facilmente aos dados sobre as áreas que possuem potencial para geração de energia limpa e sustentável em todo território maranhense, além de outros indicadores que facilitarão a tomada de decisão para investimentos em novos empreendimentos de geração de energia. O projeto utiliza equipamentos inovadores para realização de medições locais e os dados colhidos serão fundamentais para garantir a confiabilidade e assertividade das informações disponíveis na plataforma. Além disso, o empreendimento também contribuirá para fomentar a economia local, ampliar a qualidade de vida da população, além de ser de grande relevância para a comunidade científica.

Por meio do Eosolar, os estudos e pesquisas sobre a implementação de energia solar e eólica no estado serão fortalecidos, contribuindo diretamente para a matriz de energia limpa no Brasil, associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que a Equatorial Energia assumiu compromisso em apoiar, em especial os ODS 07 e 13: Energia Acessível e Limpa e Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Serviço

O quê: Lançamento do Eosolar - Atlas Eólico e Solar do Maranhão, com a presença do Vice-Governador do Maranhão Carlos Brandão, do CEO do Grupo Equatorial Augusto Miranda, do Diretor da ANEEL Sandoval Feitosa e demais autoridades e empresas.

Quando: Segunda-feira (14), às 10h no Hotel Blue Tree Towers

Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário