terça-feira, 15 de março de 2022

A exposição faz um resgate histórico das procissões religiosas do Centro Histórico de São Luís


As procissões, cortejos tradicionais na Semana Santa, existem desde a antiguidade como demonstração da fé e abrangem todas as manifestações religiosas. Além disso, as procissões são parte da história e da cultura de muitas pessoas, que cresceram em meio ao rito religioso.

Com a pandemia, as procissões pelas ruas de São Luís ficaram cada vez mais escassas, e vem perdendo força com o passar do tempo. Pensando nisso, o Museu de Arte Sacra do Maranhão abre a Exposição Quaresmal, em parceria com a Igreja da Sé, Capela dos Navegantes e Irmandades Paroquiais, possibilitando ao público o acesso a mais antiga tradição da Igreja Católica.

Por meio de itens utilizados nos cortejos, a exposição propõe levar o visitante a uma viagem pelas sete procissões promovidas pelas Irmandades do Centro Histórico de São Luís durante a quaresma. O roteiro histórico da exposição inicia com a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos, que não existe mais. O cortejo saía da Capela Nossa Senhora do Carmo e percorria os passos da Quaresma (pequenas capelas do Centro Histórico). Com a demolição da capela, o cortejo deixou de sair às ruas; passa pela Procissão do Senhor Bom Jesus da Coluna, que acontece na terceira sexta-feira da Semana Santa e relembra a flagelação de Jesus; Procissão do Senhor Bom Jesus dos Martírios, que relembra os sacrifícios de Jesus antes da crucificação e sai da Igreja de Santana rumo à Igreja São João Batista, na quarta sexta-feira da Quaresma; Procissão Bom Jesus da Cana Verde, que também foi extinta bem como a irmandade que a apoiava e tinha como ponto de partida a Igreja do Desterro; Procissão da Fugida, que parte da Igreja de Santo Antônio em direção à Igreja da Sé. Neste cortejo, o andor do Bom Jesus dos Navegantes permanece coberto, até a finalização do rito com as orações e o esvaziamento da igreja; Procissão do Encontro, com o andor de Bom Jesus dos Navegantes já decorado. A procissão parte após a missa na catedral e percorre a Rua Joao Lisboa e Rua da Paz; finaliza com a Procissão do Senhor Morto, uma das maiores e mais tradicionais procissões de São Luís, realizada na Sexta-Feira Santa.

Para Ydsa Teixeira, gestora do Museu de Arte Sacra, manter viva a história das procissões no período quaresmal é fomentar a continuidade da tradição religiosa. “Nosso intuito é resgatar, trazer os detalhes dessa manifestação para que as pessoas a conheçam, desde a origem. Um rito tão poderoso para os católicos vem sendo esvaziado ao longo dos anos, por isso é essencial essa viagem na história”, afirma.

A Exposição Quaresmal abre nesta sexta, 11 de março e segue até o dia 8 de abril, no Museu de Arte Sacra, ao lado da Catedral da Sé em São Luís. O Museu funciona de terça a sábado, das 9h às 17h30.

Informação: Cultura MA 

0 comentários:

Postar um comentário