terça-feira, 22 de março de 2022

Foi realizada na sexta-feira, 18, mais uma etapa do projeto Do Nosso Jeito, com apresentação de duas atrações: a Noite Literária, com o lançamento de obras de autores vinculados à UFMA, e a exposição ‘’DAC, 46 anos: arte e cultura do nosso jeito’’, com a trajetória da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) na realização de projetos artísticos nas áreas do teatro, da música, das artes visuais e do audiovisuais, com foco no Festival Guarnicê de Cinema. O evento ocorreu no Palacete Gentil Braga.

A exposição ‘’DAC, 46 anos: arte e cultura do nosso jeito’’ é uma iniciativa que integra a programação do projeto Guarnicê Itinerante, viabilizado pela Equatorial Maranhão, Instituto Cultural Vale, Centro Elétrico, Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Maranhão.  A exposição ficará disponível para a visitação do público até o dia 15 de abril, apenas no período da manhã, das 8h às 11h30, de segunda a sexta, exceto em feriados. 

Fazendo parte do projeto, cinco obras de autores  vinculados à UFMA foram lançadas: “Coreiras – Performance e Jogo no Tambor de Crioula”, de Cássia Pires, professora e chefe do departamento de Artes Cênicas da UFMA; ‘’Epigramas de Arthur Azevedo’’, de Dino Cavalcante, professor do Departamento de Letras da UFMA, e José Neres, membro da Academia Maranhense de Letras; ‘’Memórias (En)cantadas’’, de Euclides Moreira Neto, diretor geral da Rádio Universidade e ex-diretor da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC); ‘’Trechos em Textos: Memórias que Formam Poesias’’, da poetisa e MC de rap Jéssica Cantanhede, estudante do curso de Letras; e ‘’O Cheiro do Tempo’’, de Sanatiel Pereira, diretor da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) e membro da Academia Ludovicense de Letras; e o lançamento da nova edição de ‘’Noite Sobre Alcântara’’, de Josué Montello, ex-reitor da Universidade.

Rosélis Câmara falou sobre a trajetória do projeto Do Nosso Jeito. “A ideia surgiu durante a pandemia em 2020. Nós queríamos levar um pouco de arte e cultura para a casa das pessoas num momento em que estava todo mundo confinado. Toda quinta-feira, levávamos uma dose da cultura popular maranhense e da cultura brasileira, mas do nosso jeito maranhense de fazer, tudo de forma on-line. Esse projeto ganhou fôlego e conseguimos dar continuidade com ele, dessa forma submetemos à Lei de Incentivo da Secma, sendo contemplados, e hoje seguimos com os trabalhos. Essa noite nos enche de alegria e é muito gratificante estarmos colhendo os frutos de todo um trabalho”, ressaltou.

Zefinha Bentivi comentou as apresentações. “Hoje estamos trazendo com muita alegria, por meio do projeto Do Nosso Jeito, uma bela noite literária com o lançamento de obras de autores maranhense e uma amostra fotográfica com um pequeno resgate de imagens da atuação desses 46 anos da DAC “.

Caroline Veloso, representando a Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, destacou a parceria com a UFMA. “Esse momento é de muita festividade em dose dupla, com duas realizações. A parceria entre a secretaria e a Universidade já acontece há um tempo, seja com os projetos incentivados ou de forma itinerante, a exemplo do Guarnicê Itinerante. Essa noite é muito importe para fortalecer ainda mais a nossa identidade cultural”, enfatizou.

A autora do livro “Performance e Jogo no Tambor de Crioula”, Cássia Pires, falou sobre a importância do evento para o lançamento de sua obra. “Trazer hoje o resultado da minha história acadêmica e artística por meio do lançamento do meu livro culmina numa noite muito importante e especial para mim. Sobre a minha obra, ela vai abordar a cultura do Tambor de Crioula, trazendo um recorte na figura da coreira”, relatou.

Estiveram presentes, ainda, o reitor Natalino Salgado e o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário