terça-feira, 26 de abril de 2022

Com a presença de acionistas, autoridades federais, do governo estadual, municipal e executivos da iniciativa privada, o Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar realiza, nesta quinta-feira, (28), o evento que marca a reativação da sua fábrica de produção de alumínio, Redução. 

A ação ocorre dentro do planejamento previsto pelo Consórcio, após anunciar, em janeiro, a retomada de toda a sua capacidade de produtiva.

Nesta primeira fase, a Redução deverá produzir 828 toneladas de alumínio, com a energização de 68 cubas, o que representa 34% da capacidade de operação das 204 cubas que compõem a Linha 01. A fábrica de alumínio da Alumar compreende 03 Linhas de Produção, um complexo operacional de 710 cubas. 

A estimativa de fabricação é significativa e representa um volume de 447 mil toneladas métricas de alumínio por ano (mtpa). A capacidade total deverá estar operacionalizada até março de 2023, usando tecnologia de ponta e dentro dos padrões mundialmente adequados às novas políticas ambientais, com energia 100% renovável.

Com impacto social positivo e significativo para o estado do Maranhão, este processo de reativação da fábrica de produção de alumínio da Alumar , de imediato, contratou mais de 1000 colaboradores diretos, além de gerar 1.500 empregos, principalmente vindos das comunidades vizinhas e de parcerias da Alumar com entidades de classe. 

O retorno da Redução da Alumar resultou em um investimento de R$ 957 milhões e faz parte da estratégia de suas consorciadas para aumento de produção face às perspectivas futuras do mercado mundial.

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Informações: Ascom Alumar
Foto ilustrativa: Reprodução/Internet 


0 comentários:

Postar um comentário