segunda-feira, 4 de abril de 2022

Entre os encaminhamentos estão o mapeamento de infraestrutura de rotas e a criação de um GT no âmbito do Fórum Mob-Tur para trabalhar o tema

O Ministério do Turismo, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), a União de Ciclistas do Brasil (UCB) e o Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (PLANETT) se reuniram na última semana para tratar de assuntos relacionados ao desenvolvimento do cicloturismo no país. Tópicos como o mapeamento e a sinalização de roteiros, o transporte de bicicletas em ônibus interestaduais e internacionais e as vantagens na criação de um grupo de técnico para desenvolver o tema foram discutidos durante o encontro. Atualmente, a Pasta, em parceria com a UNESCO, possui um edital aberto para a contratação de empresa que irá mapear o segmento no país.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o encontro foi essencial para entender a necessidade de quem atua na ponta. “Precisamos ter conversas e desenvolver ações com quem trabalha e faz o cicloturismo no Brasil. Vamos coletar as propostas e atuar para que essas medidas possam ser resolvidas logo e que este segmento prospere cada vez mais, resultando em aumento da competitividade e geração de emprego no país”, concluiu.

Durante a reunião, representantes do Ministério do Turismo sugeriram aprofundar o debate sobre o cicloturismo no âmbito do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (Fórum MOB-Tur), propondo a criação de um Grupo Técnico (GT) para discutir o tema, a fim de promover o turismo sustentável por todo o território nacional. O GT terá vigência inicial de seis meses, podendo, caso necessário, ser prorrogado pelo mesmo período.

“O cicloturismo é uma realidade presente em todo país que merece ações governamentais que promovam o seu desenvolvimento. Essas ações precisam ser planejadas conjuntamente com especialistas do setor e com ciclistas para que sejam eficazes. Conhecer as diversas belezas naturais brasileiras em uma bicicleta é uma experiência que precisa ser incentivada. Nessa linha, vamos reforçar nosso empenho para desenvolver o cicloturismo”, registra o coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística, Higor Guerra.

Além disso, foi destacada a possibilidade da Aliança Bike, UCB, PLANETT e de outras entidades do setor participarem no desenvolvimento do assunto com dados e informações já mapeadas que possam ser apreciadas nos próximos produtos desenvolvidos na cooperação técnica entre o Ministério do Turismo e o Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans).

O encontro ainda debateu a inclusão do cicloturismo no Plano Diretor de Mobilidade e Conectividade Turística. Na ocasião, os representantes do Ministério do Turismo manifestaram a intenção de realizar consulta pública para angariar subsídios para o aprimoramento do documento. Assim, o Plano Diretor também é um excelente instrumento para desenvolver e evidenciar o debate sobre o cicloturismo.

EDITAL – A fim de desenvolver o cicloturismo no Brasil, o Ministério do Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) vão selecionar empresa para mapear este segmento no país. O objetivo da contratação é gerar informação e conhecimento para estimular a inovação e o aprimoramento de produtos turísticos para este segmento, uma das tendências do mercado.

O contrato previsto no edital terá duração de 180 dias. Além do mapeamento da oferta e da demanda por cicloturismo no país, a empresa contratada deverá identificar mercados estratégicos e propor ações promocionais e de apoio à comercialização para o posicionamento competitivo do cicloturismo brasileiro. Ao final do contrato, também deverá entregar subsídios para a construção de um portfólio de destinos, produtos, experiências e eventos relacionados ao segmento.

Os interessados devem encaminhar proposta técnica e documentação financeira até as 18h00 do dia 5 de abril, por meio da plataforma de licitação da Unesco.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário