quarta-feira, 6 de abril de 2022

O evento de três dias discutiu temas importantes para o segmento e foi palco do lançamento do Programa Nacional de Turismo Gastronômico


O Ministério do Turismo disponibilizou, nesta quarta-feira (06.04), a íntegra do I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, realizado pela Pasta em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) entre os dias 27 e 29 de março. Durante os três dias de evento, cerca de 30 expoentes do turismo e da gastronomia, nacionais e internacionais, se reuniram para debater diversos temas relacionados ao segmento.

“Durante o seminário, também lançamos o Programa Nacional de Turismo Gastronômico, que terá o documento oficial lançado nos próximos dias. A iniciativa se baseia em ações de estruturação e promoção para desenvolver este segmento e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência para o turismo gastronômico. O encontro foi muito enriquecedor e precisa ser divulgado e estar acessível a todos.”, explica o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Acesse o conteúdo do seminário clicando AQUI.

Um dos painéis do evento, o “Programa Nacional de Turismo Gastronômico: proposta de governança e próximos passos”, mediado pelo MTur com a participação do Instituto Federal de Brasília, Universidade Federal Fluminense e da Unesco, apresentou o trabalho conjunto de construção do Programa e as perspectivas para o futuro do segmento no Brasil.

Além disso, representantes da Organização Mundial do Turismo, Sebrae Nacional e Embrapa Alimentos e Territórios discutiram, com mediação do Instituto Federal de Brasília, como se antecipar às tendências e trilhar a próxima década do turismo gastronômico no Brasil, mostrando como o segmento tem se desenvolvido em países como Portugal e Espanha e a força do setor privado, em especial dos micro e pequenos empreendedores, nas atividades relacionadas ao turismo gastronômico.

O seminário também contou com diálogos inspiradores, a exemplo do Chef Zeca Amaral, que compartilhou sua experiência à frente do "Cozinha Show Itinerante" da primeira edição do Projeto Experiências do Brasil Rural, desenvolvido pelo MTur e pela Universidade Federal Fluminense.

Outro destaque do seminário foi a mesa-redonda “A Gastronomia como identidade para o turismo gastronômico no Brasil: experiências das Cidades Criativas da Gastronomia”, mediada pelo MTur com a participação de representantes das cidades de Florianópolis, Belo Horizonte e Paraty que, junto com Belém, compõe a rede de cidades criativas da gastronomia reconhecidas pela Unesco no Brasil. Além desta, as mesa- redondas: “Nova gastronomia brasileira e turismo: conectando patrimônio, biodiversidade e pessoas”, “Festivais Gastronômicos: criando experiências sustentáveis e inclusivas” e “As novas experiências do comer e viajar” também ganharam destaque no evento.

Já o painel “Como a educação e a pesquisa mudaram a perspectiva sobre a gastronomia e suas interfaces com o turismo”, mediado pelo Instituto Federal de Brasília, contou com a participação de especialistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, da Faculdade de Ciências Gastronômicas do Basque Culinary Center, na Espanha, e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Portugal.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário