quinta-feira, 21 de abril de 2022

A Embrapa Cocais lançou duas novas tecnologias para produção de alimentos em sucessão à cultura do arroz: o sistema de produção do milho verde e o sistema de produção de melancia irrigada. Ambas as tecnologias são ajustadas para as condições de solo e clima da Baixada Maranhense, grande complexo ecológico com muitos rios, lagos, estuários alagáveis e solos agricultáveis situado no norte do estado.

Segundo Valdemício Ferreira de Sousa, pesquisador que desenvolveu as tecnologias, na região da Baixada predomina a agricultura familiar e as principais culturas plantadas são arroz, milho, feijão, mandioca e melancia. “No entanto, percebe-se que a região apresenta sistema de produção agrícola muito indefinido, com baixo nível tecnológico. O papel da pesquisa é oferecer, aos agricultores familiares, conhecimento, estratégias e novas alternativas tecnológicas para melhorar a produção com sustentabilidade”. 

Conheça as tecnologias:

Sistema de produção de melancia irrigada - agrega tecnologias, conhecimentos e informações técnicas sobre todas as etapas do ciclo produtivo da melancia irrigada: preparo e correção do solo, adubação de fundação e de cobertura, plantio, manejo de irrigação, fertirrigação, manejo e controle de pragas e doenças, manejo de plantas invasoras, colheita, pós-colheita, transporte, armazenamento, mercado, comercialização, coeficientes técnicos, custos e rentabilidade.

O principal diferencial dessa tecnologia é o fato de o plantio da melancia ser realizado em sucessão à cultura do arroz, ou seja, sobre a palhada do arroz cultivado no ciclo anterior. A principal vantagem é a melhoria da produtividade da cultura e o aumento da rentabilidade da área ao longo do ano. Acesse todas as recomendações técnicas na publicação “Tecnologias para a produção de melancia irrigada na Baixada Maranhense”.

Sistema de produção de milho verde irrigado - Esta solução tecnológica, sistematizada, reúne um conjunto de informações e recomendações técnicas para o cultivo e a produção do milho verde em sucessão à rizicultura na Baixada Maranhense para melhorar a produtividade e a rentabilidade da área ao longo do ano.

Esses conhecimentos tecnológicos abarcam todas as etapas de ciclo produtivo do milho verde irrigado: cultivares, preparo e correção do solo, adubação de fundação e de cobertura, plantio, manejo de irrigação, manejo e controle de pragas e doenças, manejo de plantas invasoras, colheita, pós-colheita, transporte, armazenamento, mercado, comercialização, coeficientes técnicos, custos e rentabilidade. Saiba tudo na publicação “Cultivo do milho verde irrigado na Baixada Maranhense”.

Informação: Embrapa 

0 comentários:

Postar um comentário