quarta-feira, 27 de abril de 2022

Resultado é referente ao mês de março, mas indica que setor permanece otimista 

SÃO LUÍS – Com declínio de 3,9 pontos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão registrou 55,5 pontos em março. Apesar da redução, o ICEI-MA continua acima da linha divisória dos 50 pontos indicando que os empresários industriais maranhenses estão otimistas. A pontuação é relativamente a mesma em nível nacional e regional. O estudo é elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) 

De acordo com a pesquisa, o setor que registrou o maior recuo foi a construção civil (57,3 pontos), diminuindo 8,8 pontos, porém, em relação ao mesmo período do ano passado, o índice aumentou 61%. A indústria extrativa/transformação (55,1 pontos) decaiu 2,5 pontos, pontuação muito parecida com março de 2021. 

Em relação ao panorama econômico, do Estado e da própria empresa, o estudo aponta que o empresário industrial maranhense não está satisfeito com as Condições Atuais, considerando que o indicador marcou 49,1 pontos, ficando abaixo da linha dos 50 pontos. Apesar disso, o índice cresceu 26% em relação a março/2021. Na análise das condições individuais, o que obteve o melhor resultado foi o indicador relativo à Empresa (50,7 pontos), que se mantém acima na linha dos 50 pontos, e cresceu 16% comparado ao mês anterior. 

As condições atuais com relação ao Estado também registram melhoras e se aproximam dos 50 pontos. O índice que mede a satisfação dos empresários com a economia maranhense marcou 49,3 pontos, melhor pontuação desde janeiro de 2021. As condições com relação à Economia Brasileira aumentaram 1,9 ponto, chegando aos 46 pontos, mas permanecendo abaixo dos 50. 

Já em percepção ao futuro, o empresário maranhense está menos otimista quanto aos próximos seis meses. O indicador que mede a expectativa recuou 6,3 pontos e marcou 58,8 pontos em março. Esse resultado se deu por conta da diminuição de 9,2 pontos das expectativas com relação às empresas tanto nas indústrias extrativas/transformação quanto na construção civil. As expectativas quanto à economia brasileira (56,6 pontos) e do estado (58,5 pontos) permanecem relativamente estáveis. 

O ICEI-MA é produzido com base na pesquisa por amostragem junto a empresas da construção civil, indústrias extrativas e de transformação instaladas em todo o Maranhão. O período de coleta das informações foi de 3 a 9 de março de 2022. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário