quarta-feira, 27 de abril de 2022

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), capacitou mais de 60 pessoas da área reconhecida como quilombo urbano de São Luís - composta pelos bairros Diamante, Fé em Deus, Camboa e Liberdade - com cursos temáticos sobre turismo, por meio do programa Multiplicadores da Hospitalidade. A ação integra a política de incentivo ao turismo e à cultura implementada pelo prefeito Eduardo Braide.

A Setur iniciou a preparação do roteiro turístico para o Quilombo Urbano de São Luís em janeiro de 2021 e já mapeou lugares como casas de culto afro, barracões de bumba meu boi e sedes de blocos tradicionais nos bairros que compõem o quilombo.

“Estamos desenvolvendo um trabalho voltado para que todos possam conhecer as riquezas culturais e religiosas que fazem parte do quilombo urbano de São Luís. Realizamos cinco visitas técnicas e mapeamos mais de 10 espaços aptos para receberem turistas e apresentarem o melhor da história e tradição local, com o foco no afroturismo”, explica o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

Treinamento

As capacitações foram realizadas aos sábados dos meses de março e abril, com o objetivo de preparar as comunidades para receber um roteiro turístico que está sendo preparado pela Setur, com colaboração da comunidade, para a região.

Durante as aulas, os participantes puderam aprender sobre noções de turismo, informações turísticas, empreendedorismo, qualidade no atendimento, roteirização, técnicas de vendas, condução de grupos, afroturismo e turismo étnico, precificação, etnia e multiculturalismo no quilombo e educação patrimonial.

As aulas foram ministradas por técnicos da Setur e da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (Amdes), professores do departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

"Como moradora, eu reconheço que o programa Multiplicadores da Hospitalidade aumentou demais o conhecimento da comunidade quilombola. Creio que nós demos o primeiro passo com relação a capacitação do turismo no quilombo da Liberdade, e isso é importante para a vida da nossa comunidade. Eu quero agradecer a toda equipe da Setur por essa iniciativa", destacou a representante do bumba meu boi da Floresta, Nadir Cruz.

Participaram do programa os representantes dos barracões, casas de culto afro, grupos culturais de tambor de crioula, bumba meu boi, blocos tradicionais e cacuriá, além de empreendedores, estudantes de turismo e líderes de associações comunitárias.

A capacitação teve a parceria, ainda, do vereador Raimundo Penha e de Cezar Bombeiro, representante da Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes, onde ocorreram as aulas, no bairro Liberdade.

Informação: Agência São Luís

0 comentários:

Postar um comentário