quarta-feira, 20 de abril de 2022

O Maranhão é um dos estado brasileiros em destaque na rota do turismo e além dos benefícios essa alta demanda deve vir cercada de cuidados. O combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes nos polos turísticos é um dos temas que a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) tem focado sua atenção. Nesta quarta-feira (20), por meio da superintendência de Turismo, foi realizada palestra do Programa Mais Infância Mais Turismo e sensibilizadas 217 crianças e adolescentes na Escola Anacleto de Carvalho em Barreirinhas.

O secretário de estado do Turismo, Paulo Matos, explica que a sensibilização de toda a cadeia do turismo precisa ser contínua. "A ação torna-se imprescindível, uma vez que, levamos sensibilização, informação a essas crianças e adolescentes, aos pais e professores alertando sobre esse crime que deve ser combatido por todos nós”, alerta a gestor da Setur.

As palestras educativas estão sendo realizadas desde 2019 em escolas de cidades maranhenses em que o turismo movimenta a economia local. Mais de 12 mil crianças e adolescentes, dos 5 aos 18 anos, já assistiram as palestras do Programa Mais Infância Mais Turismo.

Na semana de 25 a 29 de abril a Caravana Mais Turismo chegará a Atins e realizará ações com palestra e blitz de sensibilização contra a exploração de crianças e adolescentes.

A coordenadora do programa Mais Infância Mais Turismo, Wanda Bitencourt, explica que o Programa tem por objetivo levar informações para as crianças e adolescentes sobre como se proteger e quem procurar caso essas situações venham a ocorrer.

Mais infância Mais Turismo

A Setur Maranhão atua nos 10 polos turísticos do Estado, levando o programa Mais Infância, Mais Turismo que foi adaptado no modelo estadual, seguindo o programa Turismo Sustentável Infância (TSI) do Ministério do Turismo (MTur). A Setur leva blitz de sensibilização e palestras com duração de 30 minutos para estudantes de escolas particulares, municipais e estaduais.

Para os interessados em solicitar palestra do Programa Mais Infância, Mais Turismo, via Ofício direcionado para a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão pelo e-mail: maisqualificacaoturismo@gmail.com

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário