terça-feira, 12 de abril de 2022

Acabou a espera pela festa popular mais tradicional do Maranhão: o São João. Logo na sua posse como governador, no último dia 6 de abril, Carlos Brandão anunciou o retorno do evento. Já nesta segunda-feira (11), o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, em entrevista para o JMTV 1ª edição, da TV Mirante, explicou sobre os procedimentos para a realização do credenciamento de artistas maranhenses que queiram participar da programação no período junino.

O evento terá abertura no dia 28 de maio, com concentração de grupos folclóricos na praça Deodoro e Cortejo Junino pelas ruas do Centro Histórico.

"Começamos hoje o cadastramento dos grupos, das bandas, dos artistas da nossa região. Se divide em Bumba-Boi e Tambor de Crioula, do dia 11 ao dia 13; danças regionais e grupos alternativos, dias 18 e 19; artes cênicas, banda, show, cordel, repente e forró pé de serra, do dia 20 a 22", informou o secretário.

Segundo Paulo Victor, uma das deliberações do governador Carlos Brandão, com a retomada do festejo junino, é a movimentação da economia, gerando oportunidade de renda.

"A deliberação do governador é que a gente possa atender em sua totalidade a grande maioria dos artistas locais, para que a gente gere, inclusive, economia, renda e muita satisfação para o nosso povo, que está com muita saudade do período junino", pontuou.

Segundo o secretário, outra deliberação do governador é para que os arraiais sejam descentralizados e estejam em vários bairros da capital.

"Outra deliberação também é que a gente descentralize os pontos de cultura, os pontos de arraial. Nós voltaremos com os arraiais nos bairros, nos Vivas, isso vai ser muito importante para gerar movimentação na economia", disse.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas das 14h às 17h, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), até o dia 22 de abril.

Artistas que não residam na Região Metropolitana de São Luís devem enviar a documentação via Correios, com aviso de recebimento (AR). As postagens podem ser feitas até o último dia de inscrição da categoria a qual fazem parte, devendo a documentação chegar no endereço da sede da Secma, que é Avenida dos Holandeses, nº 1803, São Marcos, São Luís - MA, CEP 65.077-357.

O cachê a ser pago para os artistas varia entre R$ 1 mil e R$ 7 mil.

Informação: MA.gov  

0 comentários:

Postar um comentário