terça-feira, 12 de abril de 2022

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur/MA), a convite da Instância de Governança do Polo São Luís, realizou nesta terça-feira, 12, no auditório do Museu de Gastronomia, uma palestra com orientações sobre o Cadastur, o Cadastro Nacional do Turismo.

O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante vantagens e oportunidade de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos estados e Distrito Federal.

O cadastro é obrigatório para os meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, e guias de turismo. Em caráter opcional, podem se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas e prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

A palestra foi apresentada pela coordenadora do Cadastur da Setur/MA, Thais Guimarães, servidora que atua no Cadastur. Estiveram presentes mais de 25 participantes, entre eles representantes da instância de governança do Polo São Luís, Polo Floresta dos Guarás e prestadores de serviços turísticos da região.

Na ocasião, além das orientações sobre o Cadastur, foram também apresentados os números de cadastros regulares de alguns municípios do Polo São Luís. O objetivo é que as informações e as orientações repassadas sirvam de subsídio para incentivar os municípios e os prestadores de serviços turísticos a aderirem ao sistema.

Segundo a coordenadora da Setur do Cadastur, Thais Guimarães o Programa gera oportunidades de negócios aos seus cadastrados, sendo também uma importante fonte de consulta para o turista. “O Cadastur é uma importante ferramenta de planejamento e atuação do governo para estimular o desenvolvimento de políticas públicas para o setor do turismo é uma referência para consulta do mercado turístico brasileiro”.

O crescimento de empresas cadastradas também é importante para a posição do município no Mapa do Turismo Brasileiro. O Cadastur serve de base para a categorização, que leva em conta número de ocupações e estabelecimentos formais no setor turístico, e a estimativa do fluxo turístico.

“Lembrando que todos que estão participando são multiplicadores, então essas informações absorvidas na palestra devem ser compartilha pra que a gente tenha o maior número de empresas, de pessoas que cadastradas, desenvolvendo um trabalho com conscientização das pessoas para o desenvolvimento do turismo”, lembra a secretária Adjunta Setur São Luís, Sabrina Martins.

A turismóloga, assessora técnica para a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Porto Rico do Maranhão, Fernanda Carvalho, esteve presente na palestra e elogiou a ação e as informações. “É muito importante participar de palestras como essa, pois a gente tem a possibilidade de tirar dúvidas, levar informações valiosas para o município, para os gestores, instância de governança do Polo Floresta dos Guarás, orientar também os meios de hospedagem e assim construir a história do turismo no Maranhão” afirma Fernanda Carvalho.

Outras atividades turísticas, de forma voluntária, também podem se cadastrar, como restaurantes, locadoras de veículos para turistas, casas de espetáculo, centros de convenções, prestadores de infraestrutura, prestadores especializados em segmentos turísticos, cafeterias, bares e similares.

Instância de Governança

A Instância de Governança Regional é uma organização com participação do Poder Público e dos atores privados dos municípios componentes das Regiões Turísticas, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil em âmbito regional. A Instância de Governança Regional pode assumir estrutura e caráter jurídico diferenciado, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcios ou outro tipo de colegiado.

Benefícios do Cadastur

O Cadastur é uma importante fonte de consulta para o turista, garantindo maior segurança na escolha de prestadores de serviços turísticos. A iniciativa também traz benefícios a empresa e profissionais do setor. Isso porque, ao se cadastrar, passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas e projetos da Setur e do Ministério do Turismo (Mtur), incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos, visibilidade nos canais de divulgação da Pasta e, ainda, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário