quinta-feira, 7 de abril de 2022

Para sanar dúvidas dos interessados, elaboramos algumas perguntas e respostas sobre o processo de credenciamento de artistas e grupos.

Com um cenário mais ameno da pandemia, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, sinalizou no último sábado, 2, em seu discurso de posse, que este ano o Governo do Estado promoverá um “Super São João”. A festa, a primeira desde o início da crise sanitária, contará ainda com duas semanas do mês de julho com brincadeiras nos arraiais.  

“Quem não está sentindo saudade do São João? Por isso, quase livre da pandemia, vamos fazer um ‘Super São João’”, disse Brandão.

Para cadastrar artistas interessados em compor a programação do São João, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) lançou, na semana passada, o edital de credenciamento de atrações juninas para 2022.              

O Edital de Credenciamento 01/2022 da Secma apresenta todas as regras do processo de cadastro das atrações. Para sanar dúvidas dos interessados, elaboramos algumas perguntas e respostas sobre o processo de credenciamento de artistas e grupos. Confira abaixo!  

Direto ao ponto: qual o objetivo específico desse edital?

Realizar o credenciamento de grupos e artistas para compor a programação do São João do Maranhão e demais eventos realizados ou apoiados pela Secma no exercício de 2022.

O credenciamento será realizado de acordo com as categorias indicadas no edital.    

Quais categorias podem se cadastrar para o São João 2022?  

São 8 categorias: Artes Cênicas, Banda/Show, Bumba Meu Boi, Cordel e Repente, Danças Regionais, Forró Pé de Serra, Grupo Alternativo e Tambor de Crioula.    

Qual o valor do cachê?  

O cachê varia por categoria, com pagamentos girando entre R$ 1 mil e R$ 7 mil.  

Artistas e grupos já estarão automaticamente aptos a receber os cachês, caso sejam selecionados?

Não! É importante observar que esse é um edital de credenciamento de atrações. Os artistas selecionados poderão ser contratados pela Secma, de acordo com a necessidade da Secretaria durante o período junino.  

Por exemplo: Bumba Meu Boi de Fulano de Tal foi selecionado no edital e vai integrar a programação de determinado evento junino promovido pela Secma, condição de atração contratada. Nesse caso, a brincadeira selecionada receberá o cachê previsto no edital.

 Mas não existe outro edital de credenciamento da Secma, que foi lançado durante o carnaval?  

Sim! Mas eles são distintos, uma vez que o período junino demanda atrações específicas, as atrações para o São João, portanto, estão sendo credenciadas por meio de outro edital público.  

Ou seja, os artistas, bandas ou grupos selecionados no edital de credenciamento do Carnaval 2022, poderão ser contratados pela Secma, a qualquer momento do ano, a depender da demanda, com exceção do período do São João.

E qual o período de inscrições de atrações para o São João do Maranhão 2022?

De 11 a 22 de abril de 2022, as datas, no entanto, variam por categoria. Anota aí:  

Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula: de 11 a 13/04/ 2022.  

Dança Regionais e Grupos Alternativos: 18 e 19/04/2022.

Artes Cênicas, Banda/Show, Cordel, Repente e Forró Pé de Serra: 20 e 22/04/2022.  

Atrações poderão ser cadastradas apenas com o CPF?

Sim! Podem participar Pessoas Física (CPF) e Jurídica (CNPJ), desde que comprovada a atuação na atividade cultural sinalizada pelo interessado.  

Posso me inscrever em mais de uma categoria?

Sim! O edital permite. Mas atenção! Cada interessado só poderá se inscrever uma única vez em cada uma das categorias. Exemplo: Posso concorrer tanto na categoria Repente e Artes Cênicas, mas não posso me inscrever duas ou mais vezes na categoria Repente.  

Posso cadastrar a documentação exigida no edital via internet?

Não! A documentação exigida no edital deverá ser entregue presencialmente na sede da Secma, que fica localizada na Avenida dos Holandeses, nº 1803, São Marcos, em São Luís. De forma alguma serão aceitas documentações enviadas via Internet.  

As inscrições são gratuitas?

Sim! Podem ser realizadas das 14h às 17h, na sede da Secma, do dia 11/04/2022 até o dia 22/04/2022, obedecendo o cronograma de inscrição estabelecido para cada categoria, como citamos acima.  

Como artistas que não moram na Região Metropolitana de São Luís podem se inscrever?  

Nesse caso, as inscrições poderão ser enviadas via Correios, com AR – Aviso de Recebimento, postadas até o último dia de inscrição da categoria a qual faz parte, devendo a documentação chegar no endereço da sede da Secma, que é Avenida dos Holandeses, nº 1803, São Marcos, São Luís - MA, CEP 65.077-357.  

Acesse aqui a íntegra do edital e confira as regras completas do credenciamento de atrações para o São João do Maranhão 2022.  

Informação: Cultura MA 

0 comentários:

Postar um comentário