quarta-feira, 11 de maio de 2022

Um evento solidário com vasta programação cultural, é o que descreve o “Cadê o Circo Festeja Patativa”, organizado pelo coletivo Cadê o Circo. A celebração acontece no dia 14 de maio (sábado) a partir das 17h, na Rua Portugal.

A ação tem caráter beneficente em prol da saúde da cantora e compositora sambista, a maranhense Maria do Socorro Silva, conhecido como Patativa. As doações podem ser efetivadas por meio do Pix da família 02721087312 de Wandermaria J. Silva.

“Um respeito a uma das maiores artistas maranhenses” é unanimidade no Coletivo Cadê o Circo. Patativa assumiu esse nome artística, que faz alusão ao canto do pequeno pássaro amazônico. Para ela, o samba é sua predestinação e dom. Apesar de se apresentar como sambista, Patativa é compositora versátil, cuja obra inclui músicas de vários gêneros musicais.

Sobre Patativa

Além do dom, a cantora e compositora tem uma história de persistência. Somente em 2014, aos 77 anos, ela lançou o primeiro álbum, Ninguém é melhor do que eu, produzido por Zeca Baleiro e lançado pelo selo, Saravá Discos, do artista conterrâneo.

O álbum Ninguém é melhor do que eu foi cartão de visitas que apresentou ao Brasil esta sambista, até então conhecida somente no universo musical maranhense. Em 2019, lançou o segundo álbum, Sou de pouca fala. 

Atrações para o Cadê o Circo Festeja Patativa

Entre as atrações confirmadas, por meio de parceria com a Secretaria de Cultura do Município, Boi da Floresta e do GDAM, além da participação de vários artistas maranhenses: Tambor da Lua, DJ Pedro Sobrinho, DJ Vanessa Serra, Luiz Júnior Violonista, Rosa Reis, Emanuele Paz, Marcos Magah, MC Alcino, Criola Beat, Vortice, Núbia, Adnon Soares, Chico Nô e GDAM e Beto Ehong. 

Sobre o Coletivo Cadê o Circo

Por meio da festividade, o coletivo Cadê o Circo visa destacar a cultura popular e obra de Patativa. O grupo composto por artistas, produtores culturais, comunicadores e pessoas que tenham afinidade com a arte ganhou destaque após divulgação do manifesto que pede o retorno do Circo da Cidade. 

Em 04 meses de atuação, O coletivo já traçou debates com a sociedade e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convidando todos a participarem do resgate do circo

A celebração deste sábado (14) vai trazer vários representantes da cultura popular. Confira os artistas que vão se apresentar no evento: 

Tambor da Lua
DJ Pedro Sobrinho
DJ Vanessa Serra
Luiz Júnior Violonista
Rosa Reis
Emanuele Paz
Marcos Magah
MC Alcino
Criola Beat
Vortice
Núbia
Adnon Soares
Chico Nô
Boi da Floresta
GDA

0 comentários:

Postar um comentário