sexta-feira, 6 de maio de 2022

Após dois anos, municípios brasileiros se preparam para retomada de uma das mais importantes festas populares

Faltando um mês para o início de alguns dos principais festejos juninos do país, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo contabiliza 33 festas cadastradas. O número ainda é tímido frente aos registros realizados nos anos pré-pandemia, mas mostram o aquecimento da retomada dos grandes eventos. Para conferir a lista clique AQUI.

“É fundamental que os responsáveis por esses festejos juninos credenciem seus eventos juntos ao Ministério do Turismo para que possamos ter a grandeza dessa retomada e pensar em ações que possam auxiliar os realizadores das festas”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Segundo estimativas, o São João é responsável por movimentar mais de R$ 1 bilhão apenas na região Nordeste. Após dois anos de suspensão das festas, a expectativa para a volta presencial dos festejos em 2022 é grande.

“A expetativa de Caruaru é de que este São João seja extraordinário depois de dois anos sem festejo. Eu não tenho a menor dúvida de que faremos uma grande festa e que o povo de Caruaru, do Agreste, de Pernambuco e dos demais estados virão com a intenção de participar da melhor maneira do maior e melhor São João do mundo, que é o de Caruaru”, comentou Rubens Júnior, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC).

FESTEJOS – Entre os festejos cadastrados está o São João de Caruaru, que terá início no dia 04 de junho, e que é considerada a maior festa regional ao ar livre do mundo segundo o Guinness e que historicamente atrai milhares de turistas de todo o Brasil e do exterior. Faz parte ainda do Calendário o Bumba-Meu-Boi de São Luís, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan e da Humanidade pela Unesco e que movimentará a capital maranhense a partir de 14 de junho.

No município de Corumbá (MS), a partir de 22 de junho, turistas e moradores poderão matar a saudade do Arraial do Banho de São João, uma prática tradicional e secular do estado. Durante a festa são realizadas várias atividades como os Concursos de Andores e de Quadrilhas. Em 2021, o Banho de São João foi declarado patrimônio da cultura imaterial do Brasil pelo Iphan.

Assista os vídeos dos Festejos Juninos e entre no clima do São João.

COMO CADASTRAR - Para inscrever sua festa gratuitamente no Calendário, o usuário deve acessar o site e incluir os dados do solicitante e do evento. Depois, é só clicar em “submeter” e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica visível para milhares de pessoas.

Vale ressaltar que as informações contidas no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo são coletadas de forma colaborativa e cedidas por promotores e secretarias estaduais e municipais de Turismo. Em caso de dúvidas, confira mais informações no Manual de Preenchimento.

 Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário