quinta-feira, 12 de maio de 2022

O evento promete ser o maior do Norte-Nordeste que vai proporcionar um grande volume de negócios realizados 

SÃO LUÍS – A primeira edição do Festival Maranhense da Cachaça, Cultura & Sabores teve seu lançamento na noite desta quarta-feira, 11, no Villa Reale buffet. Na ocasião, foi apresentado o maior evento da cadeia produtiva da cachaça de alambique e da tiquira do Norte e Nordeste, e está marcado para o período de 28 a 30 de julho, no espaço Multicenter Negócios e Eventos. O lançamento reuniu autoridades do governo estadual e municipal, diretoria das entidades parceiras, produtores e convidados, que puderam saborear as bebidas expostas durante o evento.  

O festival é uma iniciativa do Instituto Ecobio e do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas/MA), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Prefeitura de São Luís e do Governo do Maranhão.  

O lançamento serviu de vitrine do festival, que vai ocorrer em formato de feira. Serão mais de 80 estandes montados, com expectativa de um público de 30 mil pessoas. O evento contará com uma vasta programação de negócios, capacitação, gastronomia, cultura, entretenimento e lazer que contribuirá para a comercialização dos produtos.  

O festival vai envolver toda a cadeia produtiva do agronegócio da cachaça, como produtores, empresas de equipamentos, insumos e serviços, além de entidades representativas do setor, entre outros.   

Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o evento é muito importante porque proporciona a interação entre os produtores que trocam experiências de sucesso e mostram a realidade da produção de destilados no nosso Estado. “Nós, da Federação das Indústrias, sempre demos o suporte tecnológico e orientação para que os produtores melhorassem a produção e apresentasse um produto de qualidade como vemos hoje. Os produtores estão de parabéns, porque já possuem destilados certificados e em condições de exportação.”  

O Maranhão é destaque nacional na produção de cachaça. A cachaça artesanal figura no ranking dos produtos em evidência no cenário do agronegócio maranhense, despertando a atenção do mercado nacional e internacional como bebida gourmet.  

“Este é mais um movimento com a cara do Maranhão”, considera o presidente do Sindibebidas-MA, Jorge Fortes. “A nossa intenção é trazer para o Festival, além dos produtores de alambique, de barris, de garrafas e tampas que estão registrados, vários integrantes da cadeia produtiva do segmento. O Festival será uma grande oportunidade para provar para a sociedade que temos produtos de altíssima qualidade capazes de conquistar o mercado internacional nesse segmento”. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário