Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Guarnicê de Cinema registrou mais de mil filmes inscritos para as mostras competitivas. Foram especificamente 1.094 obras audiovisuais submetidas, divididas entre cinco filmes publicitários, cinco longas-metragens maranhenses, sete filmes publicitários, 17 reportagens audiovisuais, 59 videoclipes, 89 curtas-metragens maranhenses, 121 longas nacionais e 793 curtas nacionais. As inscrições foram realizadas de 30 de março a 16 de maio. O Festival teve uma média de 22 filmes inscritos por dia.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão, Zefinha Bentivi, afirma que o grande número de filmes inscritos gera alegria e orgulho. "É o resultado de um grande trabalho e também do fato de que o Guarnicê, apesar de muito tradicional, continua buscando inovação e expansão", acrescenta.
As produções agora serão avaliadas pela comissão de pré-seleção, formada por pessoas de reconhecida competência na área de cinema e que não tenham ligação com nenhum dos filmes concorrentes. A previsão é de que as obras selecionadas sejam divulgadas em agosto.
A 45ª edição do Festival Guarnicê de Cinema 2022 será realizada de 23 a 30 de setembro em formato híbrido, com programação em São Luís e virtual. Além da exibição de filmes nacionais e maranhenses, o evento disponibiliza oficinas, palestras e outras ações formativas na área do audiovisual. O Guarnicê é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão.
Informação: UFMA
0 comentários:
Postar um comentário