quinta-feira, 5 de maio de 2022

Objetivo é despertar nos profissionais a importância da higiene das mãos como proteção dos pacientes contra os patógenos resistentes e salvar vidas

Hoje, 05 de maio, se celebra o Dia Mundial da Higienização das Mãos, que foi instituído pela Organização Mundial de Saúde - OMS, e o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC) não poderia deixar passar em branco essa data que reforça a importância desse ato simples, mas que salva vidas. Por isso, o hospital soma forças com as instituições de saúde de todo o mundo e desenvolve a campanha com o tema: “Unidos pela segurança: higienize suas mãos”.

Durante todo o dia foram realizadas atividades com o objetivo de despertar nos profissionais a importância da higiene das mãos tanto com a utilização de álcool gel quanto com o uso de água e sabão, bem como sua disseminação, com o intuito de proteger os pacientes contra os patógenos resistentes e salvar vidas, reduzindo as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e reforçando a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

Logo no início da manhã, a equipe da Unidade de Vigilância em Saúde percorreu as áreas das duas unidades hospitalares (Materno Infantil e Presidente Dutra) fazendo a mobilização junto aos colaboradores do HU-UFMA. Na ocasião, foram realizadas perguntas sobre o assunto e identificadas como fato ou fake, além da distribuição de material informativo e frascos de álcool em gel.

Na sequência, aconteceu o I Simpósio de Higiene das Mãos onde foram abordados e discutidos os seguintes temas: Protocolo Institucional sobre Higiene de Mãos; as Experiências Exitosas de Higiene de Mãos no HU-UFMA (UTI Neonatal: Estratégias de Sensibilização sobre HM para a família, UTI Pediátrica: Desafios da Implantação da Estratégia Multimodal, UTI Adulto: Metodologias de Ensino para Engajamento da Equipe e Unidade Coronariana: Estratégias de Envolvimento da Equipe Multiprofissional) e a Importância da Degermação Cirúrgica das Mãos para o Controle das IRAS. 

A gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, Rita Carvalhal, que estava representando a superintendência no evento, destacou a importância de envolver os residentes e discentes. “Higienizar as mãos parece algo simples, mas é preciso fazer da maneira correta, com técnica. Por isso a importância de conscientizar os alunos e também os profissionais residentes para assim fortalecer essa cultura.”. 

De acordo com a chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU-UFMA, Sirlei Marques, as bactérias estão ficando pan-resistentes e o hábito de higienizar as mãos deve ser incentivado para prevenir e reduzir infecções. “Precisamos refletir sobre esse aumento das infecções e das bactérias multirresistentes, e nos questionar sobre o que leva um profissional não lavar a mão? Será se estamos fazendo a técnica correta? Pois essa cadeia precisa ser quebrada e só depende de cada um de nós, já que a ação de lavar as mãos é individual.”.  

A médica infectologista Carolina Cipriano, que é presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HU-UFMA, falou que devemos sempre celebrar a data para lembrar desse ato. “É preciso celebrar esse dia anualmente para lembrarmos o quanto é imprescindível e tem um impacto comprovado na segurança do paciente ato de lavar as mãos. Todos devemos adquirir esse hábito, que é simples e assegura uma melhor assistência”.

No final do evento foi realizado o Desafio da Higiene das Mãos com a utilização de jogos online para o público presente no auditório e os três primeiros colocados receberam uma premiação especial. A Higienização das Mãos é o quinto passo do Programa Nacional de Segurança do Paciente - PNSP, criado pelo Ministério da Saúde para promover a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, tornando o ambiente hospitalar e as práticas do hospital mais seguras.

Informação: HU-UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário