Inaugurado em outubro de 2021 e participante da ação Adote um Casarão, do Programa Nosso Centro, o projeto Casarão Porta e Janela, localizado na Rua do Ribeirão, no Centro Histórico de São Luís, comemora o sucesso do empreendimento. O prédio abriga o primeiro escritório popular de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão, além do Tebas Bar e Café e um coworking.
O escritório popular de Arquitetura e Urbanismo Porta e Janela oferece serviços de projeto, reforma e consultoria em arquitetura e urbanismo, focados em demandas populares.
De acordo com o sócio e administrador do projeto, Marcelo Durans, o Casarão Porta e Janela atua junto aos bairros populares, a fim de que as pessoas com baixo poder aquisitivo tenham acesso ao ofício de arquitetura. “Buscamos desenvolver um trabalho que visa combater o déficit qualitativo das habitações e, deste modo, somar forças para a democratização dos serviços da área da arquitetura”, ressaltou Durans.
O espaço bar e café do Porta e Janela recebeu o nome Tebas, fazendo alusão ao homem negro escravizado que recentemente recebeu o título de arquiteto pela sua grande contribuição para a arquitetura de São Paulo. Além do bar e café, o prédio conta também um coworking, salas de aula para cursos e uma biblioteca colaborativa.
“As atividades realizadas pelo Casarão Porta e Janela visam transformar o casarão em uma micro cidade, onde será possível trabalhar, se divertir, estudar e também resolver questões sobre o universo da arquitetura”, destacou Durans. O projeto promove, ainda, atividades educacionais no contexto da construção civil e direito à cidade, fomentando discussões e ações para uma cidade mais inclusiva e democrática.
Para Jéssica Carvalho, arquiteta do projeto, a iniciativa do Governo do Maranhão foi um marco na história do projeto Porta e Janela. “É extremamente importante ocupações como a nossa, aqui no Centro. Ocupações que tenham esse cunho político e social, de devolver algo para a sociedade e de trazer as pessoas para o Centro Histórico", disse.
Adote um Casarão
Adote um Casarão é um programa que faz parte de uma estratégia do Governo do Estado com a finalidade de fomentar o empreendedorismo local e ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, de propriedade do Estado, com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico, aliado à preservação do patrimônio histórico.
Para tanto, o Governo do Estado lança editais com a finalidade de identificar pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, com interesse em recuperar e utilizar gratuitamente esses casarões por 10 anos, renovável por mais cinco anos. Ao todo, 13 edificações já foram disponibilizadas para instalação de projetos e atividades econômicas no centro da cidade de São Luís.
Informação: MA.gov
0 comentários:
Postar um comentário