A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em cooperação com Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) realizaram um webinar nesta quarta-feira (11) para marcar o lançamento da versão em português da 'Recomendação Internacional da UNESCO sobre Ética na Inteligência Artificial (IA)'.
A Recomendação, aprovada na 41ª Conferência-Geral da UNESCO em 2021, é resultado de um processo de dois anos que envolveu dezenas de consultas públicas e o trabalho de vários especialistas, culminando no primeiro instrumento global de definição de padrões sobre a ética da Inteligência Artificial. O documento aborda dilemas éticos contemporâneos da IA, como a transparência, a privacidade de dados ou questões ligadas à desigualdade de acesso aos seus benefícios.
Faça o download da 'Recomendação Internacional da UNESCO sobre Ética na Inteligência Artificial (IA)':
Webinar de lançamento - Durante o evento, ocorreu um debate sobre a importância desse novo marco internacional, bem como as oportunidades e desafios éticos oriundos das aplicações da IA.
Participam deste webinar a diretora-geral Adjunta da UNESCO para Ciências Humanas e Sociais, Gabriela Ramos; a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto; o embaixador do Brasil junto à UNESCO e presidente da Conferência-Geral da UNESCO, Santiago Mourão; o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko; a diretora-executiva do Bradesco, Glaucimar Peticov; o secretário de empreendedorismo e inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), José Gustavo Sampaio Gontijo; e o membro do grupo de especialistas envolvidos na elaboração da Recomendação Internacional da UNESCO, Prof. Edson Prestes da UFRGS. O evento contou com a moderação do gerente do CETIC.Br, Alexandre Barbosa.
Informação: Nações Unidas
0 comentários:
Postar um comentário