terça-feira, 14 de junho de 2022
O Cacique Sílvio Santana, Fabiana e Davi Guajajara com os fotógrafos Meireles Jr. e Taciano Brito, que lançam nessa terça (14.01) a obra sobre o povo indígena Tenetehar (Guajajaras).


Tudo pronto para o evento cultural mais esperado dessa temporada. E que deve levar muitos fãs para conferir o trabalho que é uma verdadeira imersão na cultura indígena e sua ancestralidade...

Estamos falando do livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, obra dos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito, cujo lançamento acontece nesta terça – feira (14.06) às 19H, em um grande evento no São Luís Shopping (antiga São Patrício – 2º piso).

Na programação aberta ao público, tem exposição de fotos; experiência imersiva de vídeo em 360º, apresentação musical com indígenas do Território Araribóia, além  de pockets shows com músicos como Marcelo Carvalho e a dupla Adriano Correa e Edinho Bastos com o melhor do pop acústico.

Com luxuosa encadernação, essa é uma obra trilíngue, com versões em português, inglês e tupi; e que conta com o patrocínio das empresas Equatorial Maranhão e Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O livro possui QR Codes, que o leitor pode acessar para ver e ouvir músicas e cenas dos rituais e making off da obra. A curadoria de imagens é assinada por outro mestre, o fotógrafo Edgar Rocha.

Através dos sensíveis olhares de Meireles Jr. e Taciano Brito, foram registrados, pela primeira vez, três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel; a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais, a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural; além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações. Toda a renda da venda do livro será revertida para o Instituto Centro de Saberes Tenetehar Tukán.

Informação: Intermídia Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário