quinta-feira, 30 de junho de 2022

Uma madrugada histórica para adolescentes, pais e equipe Via Mundo. Nesse final de semana, após a pandemia da Covid-19, a Via Mundo embarcou o primeiro grupo de adolescentes maranhenses para a Inglaterra. Serão 50 adolescentes que embarcarão até o início de julho para vivenciarem o sonho do intercâmbio. O outro grupo segue para o Canadá. 

Para o diretor da Via Mundo e de Operações da Belta (Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio), Antonio Bacelar, a abertura das fronteiras e a chegada da vacina marcam o retorno da alta temporada para o intercâmbio”, afirmou. 

Os embarques da Via Mundo iniciaram com os destinos nacionais, após o auge da pandemia. “Primeiro foram os grupos para destinos nacionais com projetos como o Nosso Recanto (NR)  nas proximidades de Campos do Jordão (SP)”, afirmou Antonio Bacelar. Cerca de 300 alunos do Maranhão foram encaminhados desde 2021. Agora são os embarques internacionais como os grupos de adolescentes, a retomada do Cidadão do Mundo e a realização de reuniões com representantes estrangeiros”, explicou.

Projeto Cidadão do Mundo

Cerca de 50 jovens, muitos marinheiros de primeira viagem, terão uma experiência única: a realização do tão sonhado intercâmbio para aprender um novo idioma e costumes de outros países. É o Cidadão do Mundo, financiado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que segue em sua 6ª edição contemplando 50 jovens para destinos como Argentina, África do Sul e França. Até julho esses jovens estarão nos seus destinos. Nesta etapa, acontece a preparação do grupo pelos profissionais da área. É o caso da equipe da Via Mundo, responsável em encaminhar 15 jovens para Córdoba, na Argentina

Movimento inverso

O Maranhão também se reorganiza para receber os alunos estrangeiro. Desde 2020 devido a pandemia os programas de intercâmbio para o Estado foram adiados. Recentemente, por meio da Belta, foi realizada a 1° Reunião do Study in Brazil, desde o início da pandemia. A Via Mundo e a Método de Ensino da Língua Portuguesa para Estrangeiros, ambas associadas Belta, traçaram estratégias para receber os estudantes estrangeiros.

Informação: Assessoria de Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário