quarta-feira, 1 de junho de 2022

Nesta terça-feira, 31 de maio, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) iniciou um novo ciclo na sua missão de atuar pelo fortalecimento do setor empresarial do estado. Em solenidade com a presença de dirigentes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, gestores de federações e instituições parceiras, a entidade deu posse à diretoria que comandará as atividades da casa, de 2022 a 2026.

O empresário e ex-vice-presidente da Fecomércio-MA, Maurício Aragão Feijó, assumiu a presidência da Fecomércio-MA, juntamente com a nova diretoria integrada por vice-presidentes, diretores, suplentes de diretoria e conselheiros, em cerimônia realizada no Teatro Sesc – Napoleão Ewerton, em São Luís.

Maurício Feijó, que agora ocupa o cargo de 5º presidente da Fecomércio, iniciou sua carreira de empreendedor aos 20 anos e possui quase meio século de atuação no comércio varejista e atacadista de São Luís. Durante a sua posse, ressaltou os projetos para a gestão do próximo quadriênio.

“Tomamos posse com imensa satisfação, desta grande e forte instituição Fecomércio, que é composta por 17 sindicatos patronais, e pelos braços sociais Sesc e Senac. Sabemos que o desafio é grandioso, contudo, temos sonhos e projetos a serem realizados, visando sempre a ascensão e bem-estar do nosso público-alvo, que são os empresários. Empreenderemos esforços contínuos para fortalecer os sindicatos empresariais, valorizando sempre os seus presidentes e associados”, ressaltou Maurício, durante o seu primeiro discurso como novo presidente.

A solenidade para a assinatura do termo de posse da nova diretoria reuniu cerca de 300 pessoas e contou ainda com a presença de líderes das forças militares, instituições financeiras, entidades parceiras representativas (Sebrae, FCDL, CDL, Jucema, Associação Comercial, Fiema e outras), imprensa e sociedade civil organizada. Durante o evento, o público presente foi recepcionado com a apresentação folclórica da Companhia Barrica e voz e violão de artista local.

O 1º vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente da Fecomércio-PI, Valdeci Cavalcante, também marcou presença no evento, onde ressaltou a força e a relevância da atuação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no cenário nacional. As federações dos estados de Rondônia, Pará e Rio Grande do Sul, estiveram presentes, representadas, respectivamente, pelos dirigentes Raniery Coelho, Sebastião Campos e Joel Dadda.

Lideranças institucionais

De 1953 - ano em que a Fecomércio foi fundada no Maranhão - a 2022, outros quatro nomes de destaque na cena empresarial maranhense ocuparam a liderança da casa. O empresário Arnaldo de Jesus Ferreira, foi o primeiro a conduzir os trabalhos institucionais na gestão de 1953 a 1955.

O segundo a ocupar a cadeira da presidência foi Francisco Guimarães e Souza, que assumiu a casa por dois pleitos (1955-1967 e 1979-1983). O empresário Euclides Nunes da Costa e Silva liderou a entidade de 1967 a 1979, sendo o terceiro nome da instituição.

José Arteiro, o quarto e mais longevo presidente da Fecomércio-MA e antecessor de Maurício, esteve à frente da entidade por 39 anos (1983-2022), onde atuou com grande evidência entre as entidades maranhenses de classe. Na sua extensa lista de feitos à frente da casa, constam a aquisição das duas sedes institucionais: a primeira, inaugurada em 1988, no Centro de São Luís, e a segunda e atual sede, entregue em 2016 com infraestrutura moderna em um edifício de 11 andares, na Avenida dos Holandeses.

Sob a liderança de José Arteiro, a entidade também construiu o ‘Centro Comercial Fecomércio’, um empreendimento que conta com lojas comerciais, satélites e âncora, que tem contribuído para sustentabilidade institucional.

Em sua fala de despedida, José Arteiro, expressou agradecimentos à CNC, aos presidentes de sindicatos, diretores, entidades parceiras e à comunidade, ao tempo em que manifestou votos de êxito à nova gestão da casa.

“Após 39 anos de trabalho, cultivo a convicção de que deixo esta casa com a sensação de dever cumprido. Recebemos a Fecomércio em uma sala alugada do antigo Hotel Central e estamos entregando uma sede própria de 11 andares. Agradeço a todos os parceiros institucionais que sempre me apoiaram nesta missão e que sempre estiveram ao meu lado. Tenho certeza de que Maurício Feijó fará muito melhor. Só posso desejar sucesso à nova diretoria, que manterá o Sistema Fecomércio no firme propósito de continuar fortalecendo o empresariado maranhense e servindo à sociedade”, finaliza José Arteiro.

Informação: Fecomércio-MA

0 comentários:

Postar um comentário