quarta-feira, 1 de junho de 2022

Wellington Reis lança CD com músicas em homenagem à São Pedro; um valioso registro para a Cultura Popular do Maranhão.


A obra traz participações especialíssimas de grandes compositores como Cesar Teixeira, Luís Bulcão e Zé Pereira Godão e o auxílio luxuoso dos intérpretes da Cia. Barrica, Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, além de Gabriel Melônio, Sebastião Cardoso, Arthur Santos e Claudio Pinheiro.

Em São Luís do Maranhão, as ladainhas fazem parte das celebrações do calendário religioso cristão, assim como na grande maioria das programações dos festejos de Cultura Popular, exemplo, o do Divino Espírito Santo e de São Benedito. Os devotos também costumam pagar suas promessas para Santo Antônio, São João e São Pedro saudando-os com ladainhas durante a temporada junina.

As ladainhas estão entre as orações mais importantes do Catolicismo. É uma espécie de prece litúrgica que obedece a uma estrutura clássica na forma de curtas invocações a Deus, a Jesus Cristo, à Virgem, aos santos, e são recitadas pelo celebrante, se alternando com as respostas da congregação (fiéis e/ou religiosos).

No começo dos anos 2000, o cantor e compositor, Wellington Reis, ouviu de sua irmã Vera Lúcia (que atualmente mora em Brasília – DF) que o Padre Haroldo (conhecido como padre boieiro) rezava uma das Missas do Novenário que antecede os Festejos para São Pedro na Capela da Madre Deus com a ladainha de Nossa Senhora das Graças, pelo fato, de não existir uma ladainha específica para São Pedro. Wellington Reis, compositor de inestimável vivência cultural, foi tomado por uma enorme curiosidade ao saber que, logo ele, São Pedro, o discípulo que se tornou o primeiro apóstolo de Cristo, de fato, não tinha sua própria ladainha. E assim, ele se inspirou para fazer a composição, entregou-a para a irmã, e a obra foi adotada nas missas da comunidade católica na Madre Deus. Passado mais de uma década desse acontecimento, Wellington Reis assistindo a uma missa campal do dia 29 de junho, dia de São Pedro, também na capela da Madre Deus, percebeu os acordes da ladainha que compusera. Os fiéis estavam rezando aquela ladainha; embora com alguns trocadilhos, aqueles versos que ele havia composto para São Pedro. A partir daí, o desejo de fazer o registro desse trabalho se concretizou; e novas inspirações foram acontecendo...

Com a pandemia, nos últimos dois anos, Wellington Reis enveredou-se na produção criativa em contraponto ao isolamento social. E um conjunto de coincidências favoráveis surgiram...Os amigos da vida e arte foram sendo convocados, e cada faixa começou a ser gravada no Estúdio G7, com arranjos de Gordo Elinaldo e Wellington Reis, resultando no CD “Ladainha e Canções à São Pedro”.

Duas composições de Wellington Reis abrem o disco, a ladainha de São Pedro que recebeu a interpretação de um jovem cantor e compositor, já considerado uma das promessas para a galeria dos grandes artistas, criado em berço madre-divino, Arthur Santos. Seguida de “Hino à São Pedro” cantado por Sebastião Cardoso, que além de cantor, é um grande pesquisador de Cultura Popular, antropólogo, especialista em Religiões Afro-brasileiras.

A terceira faixa do disco é uma grata surpresa, em dose dupla. Pois, é uma composição de Cesar Teixeira, exclusiva, que recebe uma interpretação do icônico Claudio Pinheiro, que já havia se despedido dos palcos para dedicar-se a outra área profissional, mas tocado pelo pertencimento fez essa exceção e registrou seu canto divino nessa canção. “Guardiões da Aurora da Vida” de Herbeth de Jesus Santos, Zé Pereira Godão e Luís Bulcão vem na voz de Inácio Pinheiro da Cia. Barrica; “Festa da Rampa Velha”, de Luís Bulcão, recebe a interpretação de Gabriel Melônio; Roberto Brandão dá vida a “Procissão de São Pedro” de Zé Pereira Godão; “Nova Rampa” recebe a interpretação do seu próprio autor, Arthur Santos, e finalizando Wellington Reis canta “Kepha” de autoria dele.

O CD “Ladainha e Canções à São Pedro” tem produção independente, gerado através de recursos próprios do autor, e tem caráter beneficente. O propósito é fazer com que essas músicas possam circular nos mais diversos espaços, com distribuição nos canais de comunicação, principalmente, nas rádios do Maranhão.

Todo a renda atribuída com a venda do CD (R$ 20) será 100% destinada às ações sociais da Paróquia da Capela de São Pedro, Madre Deus. Na Capela de São Pedro, o CD pode ser comprado às quintas-feiras, das 18h30 às 20h, e aos domingos, às 8h da manhã. Contatos via WhatsApp 98 98773-3455 (Regina).

A saber, é no largo da Capela de São Pedro na Madre Deus que acontece o ápice da temporada junina em São Luís do Maranhão. É o maior encontro popular dos mais variados grupos de bumba-meu-boi, sobretudo, de sotaque da Ilha e Zabumba, que, por devoção pedem a benção de São Pedro, no amanhecer do dia 29 de junho.

SOBRE O AUTOR – Wellington Reis é cantor, compositor e gestor cultural. Em parceria com José Ignácio produziu o disco “Sotaque Maranhense na Arte de Cozinhar, recebendo inúmeros prêmios, inclusive, internacionais como o “CD mais criativo de Culinária no Mundo”. É autor da marchinha carnavalesca “O Gaguinho” de estrondoso sucesso, e fundador do bloco “Os Vagabundos do Jegue”.

DEPOIMENTOS:

“Esse é um trabalho de valorização que ramifica a Cultura e a Religiosidade. Em se tratando da religiosidade, Wellington Reis traduz em seu CD, músicas em homenagens a São Pedro, que já vem de alguns anos, oito anos, mais ou menos, sendo louvada, e agora, com certeza, consagrada. Tenho gratidão por tudo o que está sendo alcançado. Louvada nos festejos de São Pedro, especial a ladainha tem uma letra de riqueza ímpar”. Regina Soeiro - Funcionária pública estadual, coordenadora da Igreja de São Pedro.

“Eu não cantei, eu rezei essa música! Rosas para São Pedro! Rosas para Cesar Teixeira! Rosas para Wellington Reis! Gratidão por poder emprestar a voz a essa oração.” Cláudio Pinheiro – Cantor, Funcionário Público

“O mais recente CD de Wellington, que carinhosamente e de forma respeitosa sempre chamo de "Poeta", é de grande relevância cultural, popular e artístico para quem admira, participa e usufrui. Contudo, é importante, antes de tudo, enfatizar que tal movimento se consolida no reflexo identitário que se dá a comunidade da Madre de Deus em seu aspecto festivo e popular dentro desta louvação ao seu santo padroeiro. Com São Pedro, em cantos, preces e ladainhas, navegamos este mar de poesias, melodias e festa que propriamente dito consolida este ambiente madredivino. A oportunidade de participar desse trabalho foi para mim essencial, honrosa e muito gratificante. Primeiro, a Wellington, pelo convite, gentileza, ajuda e abertura de espaço dentro deste meio dando total disponibilidade nesta minha inserção. Destaco ser a primeira vez que vou a um estúdio gravar uma música e ter uma música gravada. Depois, concluo dizendo sobre minha alegria em compor este time junto do mentor Wellington Reis e grandes poetas que possuem meu prestígio e gratidão: José Pereira Godão, Cesar Teixeira, Herbert Santos e todos os outros. Cantar onde também se registrou Gabriel Melônio, Sebastião Cardoso, Inácio e Cláudio Pinheiro, Roberto Brandão é deveras gratificante para mim. No mais, reitero o meu compromisso com a comunidade da Madre de Deus, sendo ela um norte de vida: pessoal e plural. Ao meu santo, de minha casa, da minha família, Senhor São Pedro, toda homenagem é justa e louvável, participar dela se torna para mim um compromisso de vida e fé”. Arthur Santos – Cantor e Compositor

“Me sinto honrado pelo convite do amigo abençoado Wellington Reis para participar deste projeto. São Pedro grande padroeiro e poderoso guardião da Santa Igreja de Jesus.” Sebastião Cardoso - Cantor

“Pedro Santo cheio de graça – Ladainha e Canções a São Pedro é uma emoção seguida de outra, em nosso coração, em face do veio talentoso das almas poéticas que as compuseram, e, mesmo assim, o produto-final, simplesmente, deixaria a desejar, não houvesse a audição integral ao bem-feito do às Wellington Reis, cujo faro colocou só cobras criadas da arte, em toda a extensão da confecção da pérola musical ao Pedro Santo. Destaca-se que WR também compôs e fecha com ouro o título que é antológico, em que fui inserido, e me acho devidamente orgulhoso, e não era para menos! Vejo agora que, maior que a nossa ansiedade de ter em mãos o bem-feito, era o silêncio, com os ouvidos espraiados, que o mestre impôs para a melhor produção do bem-bom do CD Ladainha e Canções a São Pedro, na Madre de Deus. Se não está totalmente divinal, acha-se na vizinhança!” Herbert de Jesus Santos – poeta e escritor.

“Fazer o projeto gráfico do trabalho fonográfico do poeta Wellington Reis … Foi uma benção de Pedro… Agradeço a generosidade do Reis por me proporcionar ilustrar suas ladainhas que embalam as orações e renovam a fé do povo madredivino”. Caoca X – Designer Gráfico

SERVIÇO:

CD “Ladainha e Canções à São Pedro” - Wellington Reis e participações especiais.

R$ 20. Vendas na Capela de São Pedro, Madre Deus. Ou através do WhatsApp 98 98773-3455 (Regina).

Mais informações: @wellington.reisdusreis.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Ladainha e Canções à São Pedro

Produção Executiva / Direção Artística: Wellington Reis

Estúdio de Gravação: Estúdio G7

Arranjos Musicais: Gordo Elinaldo e Wellington Reis

Mixagem e Masterização: Gordo Elinaldo

Projeto Gráfico: Wellingtonreissotaque

Design Gráfico: Caoca

Cantoria e Músicos:

Arthur Santos, Claudio Pinheiro, Inácio Pinheiro, Gabriel Melonio, Roberto Brandão, Sebastião Cardoso e Wellington Reis. Vocal: Arthur Santos, Elisangela Mendonça e Mariana Rosa. Cordas: Gordo Elinaldo. Baixo Elétrico: Wyllian D’Ávila. Acordeom e Teclado: Rui Mário. Metais: Sax Alto, Flauta Transversa e Clarinete (Ricardo Mendes); Trompete (Santana); Trombone (Karol du Trombone); Part. Especial no samba: Bigorna (Trompete). Percussão: Danilo Melo, Lambau, Marquinhos “Xaréu” e Renato Martins.

          Músicas:

1.     Ladainha de São Pedro (Arthur Santos)

(Wellington Reis)

2.     Procissão de São Pedro (Roberto Brandão) BRGOH0400012

(Zé Pereira Godão)

3.     Festa da Rampa Velha (Gabriel Melônio)

(Luís Bulcão)

4.     Guardiães da Aurora da Vida (Inácio Pinheiro)

(Herbert de Jesus Santos/Zé Pereira Godão/Luís Bulcão)

5.     Hino à São Pedro (Sebastião Cardoso)

(Wellington Reis)

6.     Nova Rampa (Arthur Santos)

(Arthur Santos)

7.     Simão Pedro (Wellington Reis)

(Wellington Reis)

8.     Rosas Para São Pedro (Claudio Pinheiro)

(Cesar Teixeira)

Agradecimentos: À Companhia Barrica do Maranhão pela gentileza na cessão do fonograma da música “Procissão de São Pedro”; À Amar/Sombras-Ma (Marcia Carvalho); A todos e todas que gentilmente se disponibilizaram na realização deste trabalho.

Fabricado Por Discmidia Indústria Brasileira LTDA. CNPJ 23.473.430/00001-26

Realização: WellingtonReisSotaque

Contatos:

Wellington Reis: 55 98 99114.3595

E-mail: reiswellington@yahoo.com.br  wellreiswell@gmail.com

http:// www.wellingtonreisssotaque.com.br

Informação: Assessoria VS Comunicação e Cultura

Jornalista responsável: Vanessa Serra 0627 MA

0 comentários:

Postar um comentário